Euler de França Belém
Euler de França Belém

Ex Machina lança as crônicas esportivas de Mario Rodrigues Filho, o talentoso irmão de Nelson Rodrigues

imprensa 3A Editora Ex Machina põe uma mina de ouro no mercado livreiro: “As Coisas Incríveis do Futebol” (200 páginas), de Mario Rodrigues Filho, que não deve ser considerado apenas como o “irmão” do cronista e dramaturgo Nelson Rodrigues. José Trajano e Alberto Helena Jr. apresentam  as crônicas do balacobaco de Mário Filho aos leitores.

As crônicas de Mario Filho foram publicadas no “Globo Sportivo”, entre as décadas de 1940 e 1950. Segundo release divulgado pela Livraria Cultura, “elaboradas no estilo despojado e humorístico que o consagraria e faria escola no jornalismo brasileiro, elas abordam os temas centrais da era de ouro do futebol brasileiro – os grandes jogadores e partidas, a história dos clubes, a consolidação do futebol como esporte no Brasil, os ‘sururus’, as confusões e brigas dos torcedores, o abrasileiramento do futebol, além das histórias mais pitorescas do mundo futebolístico. Fruto de um trabalho de três anos, todas as crônicas selecionados são ilustradas por fotos do acervo de Mario Neto”.

O Brasil pode até não ganhar a Copa, mas o leitor das crônicas de Mario Filho irá, por alguns momentos, não ao estádio, e sim ao Nirvana.

3 respostas para “Ex Machina lança as crônicas esportivas de Mario Rodrigues Filho, o talentoso irmão de Nelson Rodrigues”

  1. Avatar Francisco Michielin disse:

    Eu gostaria de esclarecer que o Organizador desta obra não recebeu uma mínima citação. Não que eu queira aparecer. Mas fui eu. E não acho isso justo, porque os outros dois nomes citados, apesar de conceituados, só participaram para prefaciar. Toda a busca, toda a coleta de dados – e eu disponho de material para mais três livros, desde que algum editor se interesse – foi realizada por minha dedicação pessoal. Aliás, como autor, eu já escrevi cinco livros sobre futebol e estou indo, no final de junho de 2018 para mais uma publicação. Portanto, sem pretender o estrelato, eu gostaria, pelo menos, que a justiça dos créditos fosse devidamente feita. Muito obrigado.

  2. Avatar Francisco Michielin disse:

    Abaixo insiro os meus comentários pertinentes à essa maravilhosa obra com os textos de Mário Filho, o inigualável cronista de futebol de todos os tempos.

  3. Avatar Francisco Michielin disse:

    Abaixo as minhas considerações a respeito do maravilhoso texto de Mário Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.