Euler de França Belém
Euler de França Belém

Escritor Ursulino Leão lança livros de crônicas e contos. Vendas nas livrarias e pela internet

Um dos maiores prosadores de Goiás, Ursulino Leão lança na quinta-feira, 26, às 20h, na Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco (Avenida Araguaia com a Rua 2, Centro), dois livros. “Gyn” contém crônicas. “Idílio na Serra da Figura” é uma coletânea de contos.

Avesso a modismos, Ursulino Leão é um narrador clássico, desses que escrevem muito bem. Seu texto é tão fluente quanto a prosa, digamos, de um Graciliano Ramos. Ele publicou livros por editora nacional, mas nunca foi divulgado da maneira correta. Se fosse, estilista da Língua Portuguesa que é, estaria consagrado. Não é, vale ressaltar, um autor da linhagem de James Joyce e Guimarães Rosa. Está mais para Machado de Assis e Graciliano Ramos. Em poucas palavras, é um grande contador de histórias e, insistamos, escreve muito bem.

“Gyn” reúne histórias, instigantes e bem contadas, sobre assuntos ocorridos na capital goiana. Com 90 anos, Ursulino Leão sabe tudo, ou quase, sobre Goiânia e Goiás. Foi deputado estadual, vice-governador, governador interino, procurador do Estado e presidente da Academia Goiana de Letras. É um desses sábios humildes, daqueles que sabem mais do que aparentam saber. A idade esconde um jovem de excelente memória — tanto para a grande história quanto para a história miúda.

“Idílio na Serra da Figura” tem 13 contos, mas não é petista. Há um detalhe interessante. Bons escritores urbanos falham quando escrevem sobre o meio rural. Ursulino Leão, pelo contrário, escreve bem, com conhecimento e pertinácia, sobre temas urbanos e rurais. É um peixe n’água nos dois ambientes, talvez porque sabe que, no fundo, estão imbrincados. Os homens das cidades, na maioria das vezes, guardam um campesino no mais íntimo de seu ser.

Mostrando que é moderno, Ursulino Leão lança os livros nos formatos impresso e virtual. A Contato Comunicação, que fez um trabalho profissional, vai vendê-los — adaptados para tablets e celulares — pela internet. As livrarias do país também vão comercializar as obras.

2
Deixe um comentário

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Adalberto De Queiroz

Salve o dr. Ursulino Leão! Além de um bom cronista, narrador de primeira, é também cidadão atendo e participante do momento político do estado e da Nação.

Déborah Gouthier

Salve, seu Ursulino! Grandioso em coração e em obra.