Euler de França Belém
Euler de França Belém

Escritor Miguel Jorge está internado. Com pneumonia

Prosador, poeta e dramaturgo, o goiano-sul-mato-grossense é autor de uma literatura consistente e refinada

O escritor Miguel Jorge — nascido em Campo Grande (MS), mas goiano por adoção — está internado para tratamento de pneumonia. O humorista e ator Juquinha, seu amigo, afirma que deverá receber alta na próxima semana. “Ele está bem melhor.”

Formado em Farmácia e Bioquímica (UFMG) e em Letras Vernáculas e Direito (PUC-GO), Miguel Jorge é romancista, contista, poeta, dramaturgo e crítico de arte.

O romance “Veias e Vinhos” é o best seller de Miguel Jorge. Trata-se de uma recriação de um caso real, que, curiosamente, ficou mais real ao ser reconstruído pela imaginação. Trata-se de uma obra-prima da literatura brasileira.

Outros livros de Miguel Jorge: “Os Frutos do  Rio” (poesia), “Avarmas” (contos; trata-se de um livro moderníssimo), “Urubanda” (contos), “Atrás do Morro Azul” (contos), “Nos Ombros do Cão” (romance), “Kybui” (teatro), “Pão Cozido Debaixo de Brasa” (romance que ganhou o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca nacional, em 1997), “Calada Nudez” (poesia).

“Avarmas” é um dos livros mais inventivos da literatura brasileira. Próximo, e não vagamente, da literatura de James Joyce.

Miguel Jorge fundou e presidiu o Grupo de Escritores Novos (GEN) por duas vezes, deu aulas na UFG e na PUC e foi presidente do Conselho Estadual de Cultura. O GEN reuniu os poetas e prosadores mais inventivos de Goiás, como o goiano Heleno Godoy e a pernambucana Iêda Schmaltz.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Adalberto de Queiroz

Esperamos todos pela recuperação do Miguel! Bom lembrar no curriculum dele que também foi editor do Opção Cultural.