Augusto Diniz

Em meio a mentiras, vídeo de médico nas redes explica como funcionam vacinas contra Covid-19

Imagens mostram Luiz Fernando Reis, do quadro clínico do Hospital Sírio-Libanês, a dar detalhes e desenhar como atua o vírus Sars-CoV-2 e como se dá a imunização

Na semana passada, um vídeo de uma pessoa que se diz médico do Hospital Sírio-Libanês traz informações sobre como o vírus Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19, atua no organismo ao entrar em contato com as células do corpo humano viralizou nas redes sociais. Nos 7 minutos e 51 segundos de imagens, o homem detalha, com desenhos, como funciona cada uma das principais vacinas desenvolvidas no mundo, em aplicação ou em fases de teste, contra o desenvolvimento da Covid-19.

Não sabíamos se de fato tratava-se do médico Luiz Fernando Reis, que faria parte do corpo clínico do hospital particular em São Paulo. A repórter Carol Macário publicou checagem na sexta-feira, 18, no site da Agência Lupa, que confirma as informações trazidas no vídeo como verdadeiras. Em meio a tanta mentira espalhada nas redes sociais e aplicativos de mensagem, ainda bem que existe algum conteúdo confiável no meio de um mar de desinformação e manipulação de conteúdo no WhatsApp e outros aplicativos.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vacinas em desenvolvimento e aplicação em caráter emergencial no mundo contra a Covid-19, vale a pena assistir ao vídeo até o final. E, se continua desconfiado sobre a pessoa que aparece no vídeo ser de fato o médico que afirmam ser, a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, entrevistou o diretor da área de pesquisa do Sírio-Libanês, que afirmou que a “vacina é única arma capaz de controlar pandemia”. A editora-chefe do portal IG, Ludmila Pizarro, também conversou com Luiz Fernando Reis sobre o assunto. Veja a entrevista abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.