Espera-se que apareçam biografias de Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Chico Buarque e Hugo de Carvalho Ramos

A biografia de qualidade costuma ser um grande livro de história. Para firmar o papel do indivíduo no macro – a história coletiva –, o biógrafo precisa recuperar o tempo em que viveu. Por isso é que se diz que a biografia bem-feita é uma obra histórica. Recentemente, o biógrafo de Filinto Müller, o homem terrível que chefiou a cruenta polícia do governo do presidente Getúlio Vargas, registrou que, apesar de se tratar de um homem adepto de violência contra adversários políticos, estava amparado pelo Estado. Merece condenação, é claro, mas o brasilianista deixa a imagem do “queridinho” Getúlio Vargas bem mais arranhada.

As biografias têm colaborado para a reavaliação de personagens políticos, empresariais e literários. A obra de Nelson Rodrigues voltou à tona depois da publicação da biografia “O Anjo Pornográfico”, de Ruy Castro. Conta-se que um professor universitário de Brasília estaria escrevendo a biografia de João Guimarães Rosa, autor de “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”. Uma filha seria o principal obstáculo à publicação de biografias do James Joyce brasileiro. Mas a legislação já protege os pesquisadores. Os poetas Manuel Bandeira, João de Cabral Melo Neto e Jorge de Lima e o compositor e cantor Chico Buarque merecem biografias exaustivas.

A Editora Todavia, que tem publicado bons livros – como filha dileta da Companhia das Letras –, cria concurso para publicar biografias e livros-reportagem inéditos. O objetivo é premiar o autor de livro de não-ficção, biografia ou reportagem. Os premiados receberão 15 mil reais para editar a obra.

A inscrição da obra deve ser feita – até 17 de março de 2020, no site da editora (https://todavialivros.com.br/) – pelo autor e é gratuita. Deve usar pseudônimo.

“O Prêmio Todavia de Não Ficção vai privilegiar a urgência e a pertinência de reportagens e biografias em projetos que ampliem as fronteiras do gênero graças à prosa energética, à forma afiada e a relevância para o debate atual. Histórias reais que nos ajudem a compreender o nosso tempo”, informa a editora.

Oxalá apareçam biógrafos do porte de Fernando Morais (recuperou a grande vida de Assis Chateaubriand, o chefão da imprensa que legou o Masp aos brasileiros), Lira Neto (notável explicador da vida de Getúlio Vargas, de Castello Branco e Padre Cícero), Ruy Castro (tornou Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmen Miranda mais próximos de todos nós), João Máximo (explicou, como nenhum outro, a genialidade criativa de Noel Rosa), Leonencio Nossa (autor de excelente biografia de Roberto Marinho; a escrita por Pedro Bial, uma hagiografia, pede bênção para a de Leonencio), Jorge Caldeira (deu-nos as biografias do Barão de Mauá e Júlio de Mesquita), Dênis Moraes (biografou Graciliano Ramos), Joaquim Ferreira dos Santos (pesquisou as vidas de Leila Diniz e Zózimo Barroso do Amaral), Sérgio Cabral (autor de uma série de biografias de músicos e cantores, como Tom Jobim e Elizeth Cardoso), José Castello (autor de uma biografia seminal de Vinicius de Moraes) e Lucas Figueiredo (sua biografia de Tiradentes ganhou o elogio do historiador britânico Kenneth Maxwell, um dos maiores especialistas na história da Inconfidência Mineira).

Regulamento do Prêmio Todavia de Não Ficção

1 – O prêmio

A Editora Todavia, que traz o melhor da ficção e não ficção ao leitor brasileiro, promove o Prêmio Todavia de Não Ficção. Nesta primeira edição, a busca é por biografias e reportagens – bem-escritas, indispensáveis e inéditas – sobre temas e trajetórias relevantes aos leitores brasileiros.

2 – A inscrição

O Prêmio Todavia está aberto a residentes no território nacional, titulares exclusivos da obra. Os participantes deverão inscrever um projeto escrito em língua portuguesa, original e inédito – que não tenha sido publicado no Brasil em formato impresso ou digital; sendo que parte da obra poderá ter sido previamente publicada em “blog” pessoal ou revista eletrônica, desde que não ultrapasse 25% (vinte e cinco por cento) do conteúdo total do texto.

Para participar, o interessado deverá acessar o site do Prêmio e efetuar sua inscrição mediante:

  1. Correto e completo preenchimento dos dados de cadastro, assim como o “aceite” aos Termos e Licenças;
  2. Enviar, no ato da inscrição, o projeto no formato estabelecido neste Regulamento – sendo que não será permitida a substituição posterior do arquivo enviado;

O projeto, em formato PDF, deverá incluir as seguintes informações:

. Sinopse breve (máximo de 500 caracteres)

. Palavras-chave (5)

. Sinopse longa (de 2000 a máximo de 5000 caracteres)

. Sumário com descrição de capítulos

. Capítulos (amostra, no mínimo 160 mil caracteres)

. Data de conclusão estimada da obra

A inscrição neste Prêmio implica a aceitação pelo candidato deste Regulamento em sua totalidade.

Não serão aceitas obras:

. Previamente publicadas no Brasil, porém fora de catálogo;

. Previamente publicadas em outros países;

. Publicadas em plataformas de autopublicação;

. Póstumas;

. Traduzidas;

. Ficcionais;

. Infantil ou juvenil; e

. Em quadrinhos.

Outras informações

Serão aceitos projetos beneficiários de bolsas literárias, entretanto o cronograma e definição do projeto (de caráter editorial e gráfico) caberão inteiramente à Editora Eodavia. Os participantes poderão inscrever quantos projetos desejarem no presente Prêmio, desde que sob pseudônimo diferente, declarando expressamente que se trata de conteúdo 100% (cem por cento) original e inédito, não se baseando no todo ou em parte em quaisquer obras de terceiros.

Não poderão participar:

– Funcionários, estagiários, sócios e conselheiros da Todavia, bem como aqueles que estejam diretamente envolvidos no planejamento, criação e execução desse Concurso, e seus parentes até terceiro grau;

– Membros da Comissão de Seleção e seus parentes até terceiro grau;

– Coautores e/ou autores que publicaram em compilações da Todavia;

– Autores com contratos de edição válidos para os projetos inscritos neste Prêmio.

Não serão consideradas:

– Inscrições incompletas ou corrompidas eletronicamente;

– Inscrições que não atendam às exigências estabelecidas por este Regulamento; e

– Inscrições realizadas por autores impedidos de participarem, nos termos deste Regulamento.

A inscrição será confirmada por e-mail enviado ao endereço cadastrado.

3 – Prazo

A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo autor, sob pseudônimo, exclusivamente por meio do site, de 17 de outubro de 2019 a 17 de março de 2020.

4 – A avaliação

O projeto será selecionado por uma Comissão de Seleção composta por editores, escritores, especialistas em literatura, jornalistas e/ou críticos literários de renome convidados pela Todavia, considerando como critérios: (a) qualidade de escrita; (b) qualidade de apuração; (c) fluência; (d) pertinência; (e) atualidade do assunto.

5 – A premiação

A Editora Todavia vai premiar o autor de um livro original não ficção (reportagem ou biografia) com um contrato de edição no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

A organização não entrará em contato com os demais participantes e não fará quaisquer comentários sobre os projetos não escolhidos.

Os demais candidatos selecionados serão classificados em lista que não será divulgada e permanecerão como suplentes caso o autor do projeto premiado não quiser/puder firmar o Contrato, por qualquer motivo.

Não havendo projeto que atenda completamente as expectativas da Comissão de Seleção, não haverá premiação.

6 – Data e forma de divulgação do resultado

Data do anúncio do projeto escolhido: setembro de 2020

O resultado final será divulgado no site da editora em www.todavialivros.com.br/premio.

7 – Entrega do Prêmio

A assinatura do Contrato será realizada na sede da editora, em São Paulo. As despesas com passagens e hospedagem do vencedor ficarão a cargo da Editora Todavia, a quem caberá decidir a forma de transporte e local de hospedagem.

8 – Outras informações

A participação neste Concurso, por si só, caracteriza a aceitação e anuência das participantes com todos os termos e condições do Regulamento. Os participantes responsabilizam-se pela integral originalidade do projeto submetido ao Prêmio, respondendo integral e exclusivamente por eventuais danos ou ônus a terceiros, excluindo e indenizando a Editora Todavia, em caso de demanda judicial ou extrajudicial proposta por terceiros, sob qualquer alegação relacionada a violação de direitos de propriedade intelectual, imagem, voz e nome. Se você tem alguma dúvida, por favor escreva para [email protected]