Editora Intrínseca lança biografia de Robert Oppenheimer, o criador da bomba atômica

19 junho 2023 às 13h38

COMPARTILHAR
Sem o físico Julius Robert Oppenheimer (1901-1967 — viveu 62 anos), formado em Harvard, os Estados Unidos teriam construído a bomba atômica que matou milhares de pessoas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial? Claro que sim. Havia, na equipe do Projeto Manhattan, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, outros físicos brilhantes.
Oppenheimer era um físico notável e soube dirigir o projeto, bem-sucedido, que construiu um dos pesadelos do século 20: a bomba atômica. Por sinal, depois das tragédias nas duas cidades japonesas, o físico se arrependeu — e é o termo correto — de ter participado da criação da bomba. (O mais curioso é que, depois do ataque no Japão, longe de incentivar outras guerras de grande porte, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a energia nuclear criou um ambiente de relativa paz.)

Homem contraditório, como por certo todos os outros, Oppenheimer ganhou, finalmente, uma grande biografia: “Oppenheimer — O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano” (Intrínseca, 640 páginas, tradução de George Schlesinger), de Kai Bird e Martin J. Scherwin. O livro, que será lançado no dia 30 de junho, já pode pedido nos sites das livrarias.
O livro, tido como a obra mais ampla a respeito do notável físico, é apontado “como um retrato vívido e completo do homem que criou a bomba atômica” (e, claro, não a criou sozinho; a bomba atômica é uma construção coletiva de várias inteligências).
Sinopse da Editora Intrínseca
“Oppenheimer é a primeira biografia completa do ‘pai da bomba atômica’. J. Robert Oppenheimer foi o brilhante e carismático físico que liderou os esforços para desenvolver uma arma nuclear em favor de seu país durante a guerra. Logo após o bombardeamento de Hiroshima, tornou-se o cientista mais famoso de sua geração — uma das figuras icônicas do século XX, a personificação do homem moderno que enfrenta as consequências do progresso científico.
“No entanto, Oppenheimer em seguida se opôs ao uso de bombas nucleares e, em especial, da bomba de hidrogênio. Na hoje quase esquecida histeria do início dos anos 1950, as ideias dele contrariaram poderosos defensores de um avanço nuclear maciço, e, como consequência, foi considerado indigno de confiança para lidar com os segredos do governo dos Estados Unidos.
“Este livro narra a vida de Oppenheimer em detalhes reveladores e sem precedentes. Construído após numerosas pesquisas, baseou-se em milhares de registros e cartas encontrados em arquivos nos Estados Unidos e no exterior, em extensos relatórios do FBI e em cerca de uma centena de entrevistas com amigos, parentes e colegas de Oppie. Ao longo das páginas, acompanhamos os primeiros anos escolares dele; a ida para Berkeley, Califórnia, onde estabeleceu, durante a década de 1930, a principal escola norte-americana de física teórica e se envolveu profundamente com causas de justiça social e muitos adeptos do comunismo; o período em Los Alamos, Novo México, onde transformou um ermo planalto escarpado no laboratório de armas nucleares mais potente do mundo — e onde ele próprio foi transformado.
“Oppenheimer é uma rica evocação dos Estados Unidos de meados do século XX, um retrato novo e atraente de um homem notável, ambicioso, complexo e imperfeito cuja história conecta-se profundamente aos principais acontecimentos de seu tempo: a Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Uma perfeita combinação de biografia e história, é um livro essencial para compreendermos nosso passado recente — e as escolhas que temos com relação ao futuro.”