Euler de França Belém
Euler de França Belém

Editora de Portugal vai publicar a obra do escritor brasileiro Nelson Rodrigues

Acabou a disputa judicial pelos direitos da obra do dramaturgo, cronista e jornalista. Sônia Rodrigues vai gerir os direitos de publicação

Nelson Rodrigues 41998-046871-_19791030

Um dos destaques do jornal “Público” na edição de domingo, 31, é a informação de que a Editora Tinta-da-China vai publicar a obra do dramaturgo, cronista e jornalista brasileiro Nelson Rodrigues (foto acima, com a camisa do Fluminense) em Portugal. Ele é autor de peças clássicas, como “A Mulher Sem Pecado”, “Vestido de Noiva” e “Toda Nudez Será Castigada”.

“Estou desde 2008 a tentar publicá-los, mas havia problemas com os herdeiros que só ficaram resolvidos há pouco tempo. Sónia Rodrigues [filha de Nelson Rodrigues] ficou com o direito de gerir os direitos do pai, entrei em contacto com ela e foi muito fácil fazer negócio”, afirma a editora da Tinta-da-China, Bárbara Bulhosa, ao “Público”. Foram 35 anos de disputas judiciais, o que impossibilitou a publicação das obras do escritor em vários países.

Bárbara Bulhosa disse ao “Público” que a publicação “da obra de Nelson Rodrigues ‘é um grande acontecimento’ no mercado editorial português, em que não está praticamente editado, com exceção de algumas peças de teatro, publicadas pela Cotovia”.

Bárbara Bulhosa é editor da editora Tinta da China1

“É um grande autor brasileiro, que tem muito a ver connosco. O leitor vai descobrir o sentido de humor, a crítica social, a originalidade com que pega em situações banais e que as vê noutro ângulo”, afirma Bárbara Bulhosa (foto acima). Em 2016, ano do início da publicação da obra, saem “A Menina Sem Estrela”, memórias, uma coletânea de contos de “A Vida É Bela É” e uma seleta de crônicas. A seleção é de Pedro Mexia. “As crônicas são originais, as memórias são comoventes e os pequenos contos têm ali de tudo. Mas vamos querer publicar romance e teatro também”, revela Bárbara Bulhosa.

(O Jornal Opção manteve a ortografia e a acentuação portuguesas: contacto, connosco e Sónia.)

Mais sobre Nelson Rodrigues no Jornal opção

1 — Resenha da biografia de Nelson Rodrigues escrita por Ruy Castro:

http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/nelson-rodrigues-um-anjo-despudorado-num-inferno-sem-dante

2 — Sua última entrevista:

http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/a-ultima-entrevista-de-nelson-rodrigues

Uma resposta para “Editora de Portugal vai publicar a obra do escritor brasileiro Nelson Rodrigues”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.