Euler de França Belém
Euler de França Belém

Economistas publicam em revista da USP estudo sobre eficiência das escolas goianas

Pesquisa de Guilherme Resende, Alex Felipe, Thiago Mendes e Sérgio Borges pode contribuir para melhor as escolas públicas]

Recifense radicado em Goiânia há quase cinco anos, o economista Guilherme Resende Oliveira, graduado, mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB), fez um estudo, com mais três colegas (Alex Felipe, Thiago Mendes e Sérgio Borges), sobre eficiência das escolas goianas. Artigo sobre o trabalho está publicado na revista eletrônica Economia Aplicada (Universidade de São Paulo-USP). O site EA divulga trabalhos de análise econômica aplicada a problemas específicos, tanto de interesse do setor público como privado, e que contenham, particularmente, estudos quantitativos, cujos resultados possam aproximar a teoria da realidade.

Guilherme Resende é concursado do Instituto Mauro Borges (Secretaria de Planejamento de Goiás) e atualmente está cedido à Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), onde é gerente de Inteligência Territorial. Sua paixão é a pesquisa.

O trabalho verifica o nível de eficiência das escolas estaduais públicas goianas, por meio do desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o custo médio por aluno. Uma das conclusões é que, de modo geral, os valores das eficiências encontrados foram baixos, sugerindo a necessidade de implementação de novos projetos educativo-pedagógicos.

O artigo assinado por Guilherme e seus colegas, intitulado “Avaliação de Eficiência das Escolas Públicas de Ensino Médio em Goiás: Uma Análise de Dois Estágios”, é fruto de um trabalho científico sério e certamente o governo do Estado poderá colher subsídios para melhorar a eficiência de seus programas e investimentos no setor educacional.

Leia o artigo no link: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/135141/132563

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.