Euler de França Belém
Euler de França Belém

Diego Vieira assume coordenação da Rádio RVC FM, em Goianésia

O jornalista e publicitário está ampliando a cobertura dos fatos locais, sem deixar de noticiar os acontecimentos nacionais e internacionais

A comunicação mudou. As cidades do interior do Brasil têm seus jornais, sites, blogs e emissoras de rádio. Muitos veículos são de alta qualidade e dão notícias locais com precisão. Púchkin e Liev Tolstói disseram que, para conhecer o universal, antes é preciso entender o local, a vida da aldeia. Em várias cidades de Goiás, como Porangatu (tem o “Diário do Norte”), Caldas Novas, Rio Verde, Anápolis (atua lá o grande Jairo Mendes, da Rádio Manchester), Jataí, Uruaçu (com seu resistente Jota Marcelo) e Goianésia, para citar apenas alguns municípios, há meios de comunicação que, mesmo com menor estrutura, não ficam a dever aos grandes veículos. Com a diferença que tratam a notícia local de maneira mais qualitativa — sem folclorizá-la (a imprensa dita nacional tem o hábito de folclorizar notícias dos Estados, menos, é claro, do Rio de Janeiro e São Paulo. Frise-se que a internet transformou todos os meios de comunicação em “nacionais” — e, apesar da barreira da língua [o Google Tradutor ou o Tradukka ajudam a entender], até “internacionais —, porque não há mais barreiras à informação). As rádios e os jornais do interior estão derrubando o muro de Berlim que existe — está deixando de existir — entre Goiânia e os municípios do Estado. Estamos todos conectados.

Diego Vieira, coordenador de Jornalismo da Rádio RVC FM, de Goianésia | Foto: Goiás Total

Em Goianésia, no Vale do São Patrício, a Rádio RVC FM é de alta qualidade (e no ar há quase 40 anos, portanto é uma balzaquiana), alcançando 50 das 246 cidades de Goiás. O publicitário e jornalista Diego Vieira, de 26 anos, é seu novo coordenador de Jornalismo. Num texto para o Goiás Total, o jornalista e escritor Anderson Alcântara observa que o profissional está priorizando notícias locais (não dá para competir com as redes e emissoras de televisão e grandes portais de informação a respeito de notícias globais). Não que a rádio só divulgue notícias locais. O que ela faz é reforçar as notícias de interesse dos moradores de Goianésia e municípios próximos. “Estamos focando mais em conteúdos produzidos por nossa equipe, com foco em Goianésia e cidades vizinhas”, afirma Diego Vieira.

Assumir o comando do jornalismo da RVC, afirma Diego Vieira, “é um desafio muito grande, mas tenho certeza que darei o melhor de mim para corresponder às expectativas. Temos uma equipe muito qualificada e experiente, com nomes com Orisvaldo José, nosso âncora, que é um dos profissionais mais talentosos do rádio goiano”.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.