Euler de França Belém
Euler de França Belém

Descoberto novo quadro do pintor Van Gogh. Está exposto na Holanda

Georgina Vermeer adquiriu o quadro em 1917 e um neto o redescobriu em 2013. Museu Van Gogh confirma autenticidade

Van Gogh, pintor holandês, e Frida Kahlo, pintora mexicana, são icônicos, símbolos universalizados. São mais identificáveis que quaisquer outros artistas plásticos — mesmo Picasso, Miró, Chagal e Matisse. Superam até mesmo Salvador Dalí. Portanto, quando se revela que uma nova tela de Vincent Willem van Gogh (1853-1890) foi descoberta, não apenas o mercado das artes se agita. O público também fica atento, ouriçado. Na terça-feira, 16, um grupo de pesquisadores da Holanda divulgou a obra A colina de Montmartre com a pedreira (De heuvel van Montmartre met steenbroeve) com a confirmação de que se trata mesmo de um trabalho do celebrado (depois de morto) artista. O criador começou o desenho quando estudava na Academia de Antuérpia e o concluiu em Paris, em março de 1886, quatro anos antes de se matar, aos 37 anos.

Georgina Vermeer adquiriu o desenhou em 1917. Ela havia conhecido Van Gogh. O quadro foi redescoberto em 2013 por um neto de Georgina Vermeer. “A descoberta foi confirmada após uma extensa pesquisa realizada pelo Museu Van Gogh do estilo, técnica, materiais e procedência do que até agora era um desenho desconhecido da coleção da fundação Van Vlissingen Art”, informa nota do museu.

O desenho será exposto no Museu Singer, no município de Laren, na Holanda, até 6 de maio deste ano. Ele integra a mostra de pinturas impressionistas, pós-impressionistas e expressionistas. Está exposto ao lado de trabalhos de Monet, Renoir e Picasso.

Deixe um comentário