Euler de França Belém
Euler de França Belém

Daniel Aarão vai apresentar versão nuançada sobre Totó Caiado na próxima edição de biografia de Prestes

O biógrafo exemplar de Luís Carlos Prestes vai apresentar texto nuançado sobre o senador goiano Totó Caiado

O biógrafo exemplar de Luís Carlos Prestes vai apresentar texto nuançado sobre o senador goiano Totó Caiado

O brilhante historiador austríaco Raul Hilberg, autor de “A Des­truição dos Judeus Europeus” — que deve ser publicado em português este ano, pela Amarilys — estranhou, na sua chegada aos Estados Unidos, o excesso contencioso jurídico dos americanos. No Brasil não é diferente. O Jornal Opção (a coluna Imprensa), recentemente, contribuiu para evitar mais um processo. Na biografia “Luís Carlos Prestes — Um Re­vo­lucionário Entre Dois Mundos” (Companhia das Letras, 576 páginas), o historiador Daniel Aarão Reis, doutor em história e professor da Universidade Federal Flu­minense, baseado num documento de Bertoldo Klinger, apresenta o falecido senador Totó Caiado como “ladrão” e “pilhador”.

O Jornal Opção apontou o problema, a falta de nuance histórica, e Daniel Aarão, admitindo que o jornal havia sido ponderado, decidiu conversar com os advogados do senador eleito Ronaldo Caiado. No lugar de uma ação judicial, que seria danosa para uma obra magnífica, o historiador e o deputado chegaram a um acordo. A próxima edição do livro vai contemplar uma versão nuançada. Afinal, não há prova cabal de que Totó Caiado tenha sido “ladravaz”.

2 respostas para “Daniel Aarão vai apresentar versão nuançada sobre Totó Caiado na próxima edição de biografia de Prestes”

  1. Avatar João Paulo Silveira disse:

    Como devemos nomear aqueles donos do poder que pertenciam à elite fundiária do início do século XX? Como devemos nomear as oligarquias? Já sei: benfeitores do povo!

  2. Avatar Caio Maior disse:

    As fontes citadas na biografia de Prestes indicam que o falecido senador Totó não era apenas “democrata”. Isso é fato indiscutível. Goste-se – ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.