A Press Manager divulgou quais são as maiores empresas de comunicação do país em termos de profissionais contratados.

O Grupo Globo, que inclui a TV Globo e a GloboNews, conta com a maior redação do país. Em termos de jornais, a “Folha de S. Paulo”, com 226 jornalistas, supera todas as demais. Das revistas, a redação da “Exame” supera as demais.

Há um reparo a fazer. Constatei, no expediente da revista “Veja”, 58 jornalistas, e não 34. Trata-se de uma diferença muito grande. O levantamento da Press Manager não é, portanto, preciso. Ressalto que não arrolei os 10 colaboradores, como José Casado e Vilma Gryzinski, nem os 12 estagiários. Fotógrafos e pessoal da área de design também não estão listados.

A Press Manager informa que há 55 mil profissionais nas redações do país. De acordo com o Portal dos Jornalistas, o “sistema de gestão para assessorias de imprensa considera apenas os jornalistas contratados ou que colaboram de maneira fixa para as publicações”.

Sócio-diretor da Press Manager, Leandro Sobral afirma que os números divulgados “são fruto da atualização diária promovida por nossa equipe, que na média, a cada 60 dias, confere e atualiza todos os contatos cadastrados em nosso banco de dados”.

Leandro Sobral enfatiza que “não são números absolutos, pois não há um cruzamento de informações, mesmo que fixos, que atuem em mais de uma publicação; por isso, o número real, em alguns casos, tende a ser maior, mas este levantamento ajuda a ter uma ideia do tamanho e das principais redações brasileiras”.

1

Grupo Globo

1.205 profissionais

2

Grupo Record

458 profissionais

3

Grupo Bandeirantes

353 jornalistas

4

Folha de S. Paulo

226 profissionais

5

O Globo

156 profissionais

6

Estadão

155 profissionais

7

Exame

44 profissionais

8

Veja

34 profissionais

9

IstoÉ

30 profissionais