O jornal “O Estado de S. Paulo”, o “Estadão”, demitiu vários jornalistas na quarta-feira, 26.

O Portal dos Jornalistas informou que ainda não se tem o nome de todos os demitidos, mas já foram anunciados os afastamentos de Pedro Venceslau, repórter de política, Fábio Sales, editor-executivo, Daniel Fernandes, editor do caderno Metrópoles, e Eliana de Souza, de Cultura e Variedades.

Daniel Fernandes: ex-editor do Estadão

Outros não foram demitidos, mas foram remanejados ou acumularam funções.

Restruturação da redação do Estadão

O editor-chefe David Friedlander assumirá o comando do Comitê de Planejamento Editorial, recém-criado. O Comitê é ligado diretamente ao diretor editorial do “Estadão”, Eurípedes Alcântara.

Carla Miranda vai dirigir a área de treinamento de Governança de Conteúdo e Qualidade. A estrutura que cuidará do impresso terá o comando de Guilherme Evelin e Rodrigo Carvalheiro. O diretor de Audiência, Leonardo Mendes, cuidará da área de Redação.

Andreza Matais terá dupla função: vai operar a área de Política e a sucursal do jornal em Brasília. Ricardo Gribaum acumula a edição de Economia e Internacional. Luciana Garbin cuidará de Vida e Sociedade. Leonardo Cruz vai dirigir as editorias-executivas de Distribuição e Engajamento.

Marta Maia chefiará a área de Planejamento.