Euler de França Belém
Euler de França Belém

Com dívida gigante, situação da Livraria Saraiva é precária

Mas a direção diz que está trabalhando para equacionar a crise

A Livraria Saraiva está em crise. Segundo a “Folha de S. Paulo”, a empresa levará ao menos 12 anos para pagar sua dívida líquida (R$ 284,4 milhões). “Isso se a empresa mão fizer novas dívidas e seu fluxo de caixa se mantiver constante’, afirma o jornal. O problema é que algumas editoras não querem vender para a rede, alegando que os atrasos nos pagamentos são constantes. A crise tende a piorar? É possível. Mas fechar a livraria será pior para as editoras. Leia a nota da Saraiva enviada à “Folha”:

“Diante de um cenário desafiador, a Saraiva está num processo de transformação e tem tomado uma série de medidas voltadas para a evolução da operação e sustentabilidade do negócio. Em linha com o foco estratégico, a rede tem trabalhado em quatro frentes transformadoras: omnichannel, customer centricity, transformação digital e eficiência operacional.

“Conforme divulgado nos dois últimos releases de resultados contratamos a consultoria Galeazzi no final de fev/18, com o objetivo de gerar ganhos contínuos de eficiência operacional, revisando e otimizando processos e assegurando que a estrutura possa suportar maiores vendas com diluição efetiva de custos. Após a fase inicial de diagnóstico, iniciamos a implementação de diversas frentes de trabalho focadas em áreas como Sortimento, Abastecimento e Pricing, entre outras, onde temos a expectativas de geração de resultados ainda em 2018.

“Adicionalmente, é importante observar que os dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (mai/18) demonstram que o setor de livros, jornais, revistas e papelaria apresenta uma retração de 8,5% no volume acumulado de vendas do ano. Considerando que a mesma pesquisa já demonstra recuperação em outros setores relevantes do varejo nacional, além de recentes divulgações com melhora de importantes indicadores econômicos, estamos diante de um cenário que favorece a perspectiva de retomada para nossos principais setores de atuação.

“Em relação ao fornecedor Bookwire, a empresa afirma que mantém o contrato comercial e continua operando com a oferta de produtos desta empresa (e-books).”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thiago

Tentei realizar uma compra de um livro que aparece com um preço bem acessível no site da empresa como costumava fazer há algum tempo atrás. Fui impedido de comprar devido ao fato que meu cadastro no site está com problemas e para tentar resolver entrei em contato com a empresa por e-mail. Já passam mais de dez dias e nada de resolver. Realmente, a excelência operacional tá deixando muito a desejar. Nesse rumo, não vejo outra saída senão declarar falência. Comprei o livro em um concorrente hoje.

Ivonaldo Almeida Rocha

Comprei dois jogos Xbox, depois que paguei a empresa avisou que não tinha os jogos em estoque, já se passaram dois meses e não devolveram meu dinheiro, lamentável!