Euler de França Belém
Euler de França Belém

CNN Brasil planeja manter Gabriela Prioli nos seus quadros. Ela deixou O Grande Debate

A rede dirigida por Douglas Tavolaro aprovou a atuação da advogada e comentarista e pode criar novo quadro para ela

A CNN Brasil informa que a saída de Gabriela Prioli do quadro “O Grande Debate” não significa que a advogada e comentarista está deixando seus quadros. Por ter agradado o público, que a considera preparada, a rede pretende criar uma nova atração (ou função) para ela.

Gabriela Prioli pediu para sair de “O Grande Debate” porque se sentiu desrespeitada pelos colegas Reinaldo Gottino, o mediador, e Tomé Abduch, um dos debatedores. Ela irritou-se por ser cortada pelos colegas quando estava expondo um raciocínio.

Gabriela Prioli: sucesso na CNN Brasil | Foto: Reprodução

“Não dá para discutir os assuntos com achismo”, disse Gabriela Prioli (que diz levantar bem cedo para estudar os temas que vai debater) ao “rival” Tomé Abduch. Eles estavam debatendo a prisão domiciliar para Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. A debatedora irritou-se por Gottino ter feito a defesa — pelo menos ela entendeu assim — de Tomé Abduch: “O Tomé Abduch falou sobre a lei, que ele não concorda com a lei, que a juíza cumpriu a lei. Mas ele não concorda com a lei em vigência. O que você pensa sobre a lei? (…) Você acha que essa lei é a correta? Tem que mudar? O que você pensa sobre, como, por exemplo, a lei de execução penal? Eu não dou opinião pessoal sobre a lei e aqui a gente não está falando sobre lei de execução penal (…). A gente está falando de uma prisão cautelar. Então, não se trata de execução penal, é uma prisão preventiva”.

Gabriela Prioli postulou que sua argumentação era técnica, mas Gottino insistiu que se tratava de opinião, e supostamente não bem fundamentada (depois, pediu desculpas, pois não agiu como mediador). Por isso ela decidiu pedir demissão. Por suas posições críticas, posicionadas, ela já foi ameaçada de mortes nas redes sociais. A direita não aprova suas opiniões e argumentos. No fundo, se deixar a CNN, é mais uma vítima da radicalização política do país. Aliás, o próprio quadro reproduz tal radicalização. Fica-se com a impressão de que os debates são gratuitos e, até, artificiais.

Nota oficial da CNN Brasil

“A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro ‘O Grande Debate’, exibido diariamente dentro do programa ‘Novo Dia’, após duas semanas de participações na emissora.

“A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“‘O Grande Debate’ é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

“Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

“Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ. Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino.

“No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador. ‘Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público’, diz Gottino.

“Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

“Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro ‘O Grande Debate’ mostrou diversas qualidades como debatedora.

“A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias. O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade.

“Nas próximas semanas, o quadro ‘O Grande Debate’ ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.