Euler de França Belém
Euler de França Belém

Chico Buarque tem razão se processar João Pedrosa. Mas o pedido de desculpas deste é convincente

“Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero”, afirma o jornalista e antiquário

Chico Buarque e Dilma Rousseff 2567a1

Decência não é, ao contrário do que muitos pensam, apenas retidão em questões financeiras envolvendo o patrimônio público e privado. Decência também é civilidade, educação, respeito (não é sinônimo de endosso) às opiniões dos adversários políticos, ideológicos e artísticos. Quando alguém chama Chico Buarque de “ladrão”, sem apresentar provas para substanciar a “denúncia”, significa que, além de não se preocupar com o sentido real das palavras, não tem apreço por responsabilidade e honra alheia. Pode-se não gostar da música e da literatura do criador de “Construção” e “O Irmão Alemão” — e até do indivíduo, que pode ser “chato”, “insosso” e “tímido” —, mas não há nenhuma evidência de que tenha roubado algum objeto ou dinheiro dos setores público e privado. Até onde se sabe, trata-se de um homem honesto.

Chico Buarque e Lula da Silva db962a2f28dd731e3d373752ea458e60

Mesmo sabendo que Chico Buarque não é larápio — aos 71 anos, trabalha mais do que muitos garotos de 22 anos — e tem uma história positiva, o jornalista e antiquário João Pedrosa escreveu numa rede social: “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão”. Arrependido, depois da agressão — mais brutal, quem sabe, do que um soco —, recuou e, por meio de uma carta pública (leia abaixo), pediu desculpas. “Eu realmente me arrependi. Foi um momento de ódio”, afirma. Chico Buarque sublinhou que vai processá-lo. O processo é lícito, mas a carta sugere um arrependimento verdadeiro, quer dizer, uma retratação pública.

João Pedrosa (foto abaixo) pontua que a agressão tem a ver com o fato de que rejeita que “alguém ainda apoie o PT”. Como o jornalista, não tenho qualquer entusiasmo pelo PT, que, antes da roubalheira — transformada em instituição —, já era um partido retardatário, que nunca compreendeu bem a dinâmica do capitalismo e sempre professou um socialismo confuso e abstrato. No fundo, é um partido social democrático um pouco mais radicalizado do que o PSDB — ao menos em termos de retórica. Porém, se alguém quer apoiar o PT, apesar de seu “furtarismo” — a nova modalidade de socialismo —, que apoie. Que mal há nisto? Por que desejar que todos sejam iguais a nós?

João Pedrosa é jornalista e antiquário

“Carta a Chico Buarque e família,

Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.

Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.

O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.

Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro. Sem mais, sinceramente,

João Pedrosa

3 respostas para “Chico Buarque tem razão se processar João Pedrosa. Mas o pedido de desculpas deste é convincente”

  1. Avatar Fernando disse:

    Infelizmente muita gente não tem o mínimo de civilidade e nem sabe aceitar quem pensa diferente…

  2. Avatar Cesar Henrique de Oliveira disse:

    Pois é coxinha sifu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.