André Azevedo e Luciano Andrade só participam, como narrador e comentarista, das reprises

Luciano Andrade e André Azevedo: do canal Combate | Foto: Reprodução

O portal Combate (combate.com) informa que a luta de sábado, 20, entre Alistair Overeem e Aleksei Oleinik terá narração de André Azevedo e comentários de Luciano Andrade. Se for verdade, maravilha. Porque as últimas lutas do UFC tiveram narração e comentários em inglês, e nada em português. Na reprise, aí sim, a narração e os comentários em português foram incluídos. O canal Combate também deixou de traduzir os comentários dos lutadores e de seus auxiliares.

Luciano Andrade e Rhoodes Lima: comentarista e narrador do Canal Combate | Foto: Reprodução

Como André Azevedo (assim como Rhoodes de Lima) e, sobretudo, Luciano de Andrade entendem muito de MMA, com interpretações às vezes precisas — especialmente quando escapam da tradicional patriotada —, as lutas são mais bem compreendidas pelos telespectadores. O que importa não é apenas o resultado da luta, mas seu desenvolvimento, suas nuances. Comentários bem feitos contribuem para melhorar a interpretação das lutas — e enquanto estão ocorrendo.

É provável, até, que algumas pessoas deixem de assinar o Combate. O que torna o canal uma fonte de informação segura — com um toque patropi — são exatamente a narração e os comentários de seus profissionais.