Euler de França Belém
Euler de França Belém

Canal Combate exclui narração e comentários em português das lutas de MMA

André Azevedo e Luciano Andrade só participam, como narrador e comentarista, das reprises

Luciano Andrade e André Azevedo: do canal Combate | Foto: Reprodução

O portal Combate (combate.com) informa que a luta de sábado, 20, entre Alistair Overeem e Aleksei Oleinik terá narração de André Azevedo e comentários de Luciano Andrade. Se for verdade, maravilha. Porque as últimas lutas do UFC tiveram narração e comentários em inglês, e nada em português. Na reprise, aí sim, a narração e os comentários em português foram incluídos. O canal Combate também deixou de traduzir os comentários dos lutadores e de seus auxiliares.

Luciano Andrade e Rhoodes Lima: comentarista e narrador do Canal Combate | Foto: Reprodução

Como André Azevedo (assim como Rhoodes de Lima) e, sobretudo, Luciano de Andrade entendem muito de MMA, com interpretações às vezes precisas — especialmente quando escapam da tradicional patriotada —, as lutas são mais bem compreendidas pelos telespectadores. O que importa não é apenas o resultado da luta, mas seu desenvolvimento, suas nuances. Comentários bem feitos contribuem para melhorar a interpretação das lutas — e enquanto estão ocorrendo.

É provável, até, que algumas pessoas deixem de assinar o Combate. O que torna o canal uma fonte de informação segura — com um toque patropi — são exatamente a narração e os comentários de seus profissionais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ubirajara Carvalho

O canal combate vem piorando dia a dia, não são todos que entendem inglês, será que eles com essa de baixar custos vão tambem querer repassar isso pro assinante? Outra coisa os bons programas de entrevista como “revista combate” e ” combate news” foram tirados do ar, bom fora as lutas era o que prestava no canal, agora o canal combate é um canal de lutas ao vivo e reprises, ou seja uma porcaria sem tamanho. Fica a minha bronca. Abraços a todos. Assim. Bira

FELIPE SERRA

Assisto todos os eventos do ufc e não lembro de nenhum sem narração em português. Em quais eventos isso ocorreu?