Euler de França Belém
Euler de França Belém

Brasileira é casada com ministro do governo do primeiro-ministro Boris Johnson

A executiva Erika Ray, da área de marketing, é casada com Dominic Raab, ministro das Relações Exteriores da Inglaterra

Erika Ray-Raab e o ministro da Relações Exteriores, Dominic Raab | Foto: Reprodução

Boris Johnson é o Donald Trump da Inglaterra? Não é bem assim. O britânico, ao contrário do americano, tem cultura e, apesar dos excessos verbais, sabe o que é ser estadista; se não soubesse, não teria biografado, com excelência, Winston Churchill, um dos mais importantes políticos da história da Grã-Bretanha e do mundo. Certo, Boris Johnson não é Churchill, mas pelo menos sabe o que é história, como não se colocar contra a história.

Churchill sabia que um bom governo começa pela nomeação de uma equipe qualificada, que tenha iniciativa e, ao mesmo tempo, siga projetos. O ministro das Relações Exteriores do governo de Boris Johnson, Dominic Raab, é qualificado? Talvez seja. Mas, de cara, ganha a simpatia dos brasileiros, pois é casado com a brasileira Erika Rey-Raab, “uma executiva da área de marketing”, segundo Lauro Jardim, colunista de “O Globo’.

De acordo com Lauro Jardim, “Raab tem usado o seu casamento com uma brasileira para baixar a bola dos que imaginam que as políticas migratórias ou as perspectivas de cidadãos da União europeia podem piorar na Grã-Bretanha pós-Brexit”

Na verdade, mesmo quem queira jogar duro com imigrantes terá de tolerá-los. Porque nenhum país, sendo democrático e aberto, vai conseguir segurar a onda imigratória. Nenhum — nem a Inglaterra de Boris Johnson. O caminho realista é o traçado por Angela Merkel na Alemanha — tolerante e receptivo. Não só por humanismo, mas sobretudo, no fundo, porque é inevitável.

Boris Johnson é conservador, mas não é ditador. Por isso, mesmo sendo firme, terá de tolerar o que é, a rigor, incontrolável.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.