Você olhou bem a fotografia principal que ilustra este texto? Pois é, leitor, ela é bem enganadora. Você está vendo um lutador gordinho ou gordão? Pois bem: Tyson Fury engana qualquer um. Ele é capaz de lutar 12 rounds cansando-se muito pouco e até hoje não perdeu uma luta. Está invictérrimo. Ganha de todo mundo, quase sempre por nocaute — dos mais avassaladores (24 nocautes em 33 lutas). Sim, vai enfrentar um nocauteador, e dos melhores — Francis Ngannou. Quem ganha?

Meu palpite é que Tyson Fury vai nocautear Francis Ngannou no sexto round. Não que o franco-camaronês seja uma galinha morta. Não é. Pelo contrário, é um boxeador de primeira linha, dos mais admiráveis. Então, se é assim, qual é o problema?

Mike Tyson terá condições de ajudar Francis Ngannou a vencer Tyson Fury? | Fotos: Reproduções

O problema, se é um problema, é que Tyson Fury é um lutador de boxe — a sétima arte (como se sabe, o cinema é a primeira das sub-artes). E dos melhores da história. Francis Ngannou é um lutador de MMA — a tal de arte marciais mistas. De fato, luta melhor em pé. Mas não é, a rigor, um boxeador da categoria do britânico.

Tyson Fury é especialista em boxe — um artista de mãos pesadas que merece um doutorado honorário em boxe por Oxford ou Cambridge. Pois sim: ele vai nocautear Francis Ngannou e eu vou até ficar triste, porque admiro este bravo lutador negro.

A luta terá 10 rounds, de três minutos cada um. A foto acima mostra que Francis Ngannou, ex-UFC, está em plena forma. Mas ele costuma cansar. Então, aposto 20 libras que Tyson Fury vai ganhar — por nocaute. Mas friso que estou torcendo para Francis Ngannou. Espero que Mike Jagger esteja torcendo para Tyson Fury.

A luta será realizada no sábado, 28, na capital da Arábia Saudita. O evento começa às 14 horas (as lutas preliminares). Já estou concentrado para a luta.  

A luta será transmitida pela Dazn.

Card principal

Peso pesado: Tyson Fury x Francis Ngannou

Peso pesado: Fabio Wardley x David Adeleye – luta pelo cinturão britânico

Peso pesado: Joseph Parker x Simon Kean

Peso pesado: Martin Bakole x Carlos Takam

Peso pesado: Arslanbek Makhmudov x Junior Anthony Wright

Peso pesado: Moses Itauma x Istvan Bernath

Card preliminar

Peso super meio-médio: Jack McGann x Alcibiade Duran