Biografia revela segredo que o ator Jack Nicholson tentou esconder durante anos

07 junho 2023 às 16h00

COMPARTILHAR
“Nicholson — A Biografia” (Novo Século, 342 páginas, tradução de Caco Ishak), de Marc Eliot, não é uma biografia exaustiva de Jack Nicholson (John Joseph Nicholson Jr.). Não ser exaustiva é diferente de ser superficial. O biógrafo rastreia a vida pessoal e a artística do notável americano de maneira meticulosa.
Marc Eliot mostra que, por mais que pareça se repetir, Jack Nicholson é sempre um autor que recria seus personagens — eventualmente contribuindo para alterar o roteiro —, dotando-os de personalidades mais ricas e nuançadas. Não se trata, pois, de um ator-robô.
Jack Nicholson manteve relacionamentos com mulheres lindas e famosas, o mais duradouro com a atriz Anjelica Huston (que o surrou ao saber que ele havia engravidado outra bela mulher). Uma lista reduzida inclui Sandra Knight, Joni Mitchell, Melanie Griffith, Margaret Trudeau, Christina Onassis, Bianca Jagger, Diane Keaton, Debra Winter, Meryl Steep, Rebecca Broussard, Madonna. Ao ganhar o Oscar, e assediada pelo ator, Jennifer Lawrence humilhou-o publicamente: “Ai, meu Deus! Ele ainda está aqui?”

Marc Eliot explica, detalhadamente, como fez filmes como “Sem Destino”, “Um Estranho no Ninho”, “Chinatown” e “A Honra do Poderoso Prizzi”. Menciona o trabalho não muito bem-sucedido de Jack Nicholson como diretor e roteirista.
O livro revela uma história que o ator sempre fez questão de esconder. Na verdade, quando a descobriu, já era famoso. Jack Nicholson foi criado por Ethel May como se fosse seu próprio filho. Mas era filho de June, filha de Ethel. Seu verdadeiro pai, Don Furcillo-Rose, contou ao ator, no final da década de 1970, “ter feito parte de um triângulo amoroso entre June e Ethel May”. Irritado, Jack Nicholson “nunca mais conversou com Furcillo-Rose”.
Sobre o suposto Alzheimer de Jack Nicholson, o autor nada diz, mas informa que vive mais isolado, ainda que não deixe de ver jogos de seu amado Lakers. Retomou a amizade (mas não o relacionamento) com Anjelica Huston.