Biografia relata que a jornalista Glória Maria foi casada com filho de Roberto Marinho
23 junho 2019 às 00h00
COMPARTILHAR
Livro conta que Luiz Aranha, irmão de Oswaldo Aranha, formulou uma política de campeões nacionais
“Roberto Marinho — O Poder Está no Ar: Do Nascimento ao Jornal Nacional” (Nova Fronteira, 543 páginas), do jornalista Leonencio Nossa, é desses livros indispensáveis para se entender como a história molda os meios de comunicação e como os meios de comunicação moldam a história de um país.
O trunfo do livro é manter Roberto Marinho grande, mas sem deixar de expor suas contradições. Fica explícito como governos e jornais irmanam-se, mas, mesmo assim, há certo grau de autonomia.
A política de empresários campeões, formulada pelo governo Vargas — na verdade, pelos irmãos Aranha, Oswaldo e Luiz, sobretudo por este —, é destrinchada (e merece um livro à parte).
Discute-se, até, se Roberto Marinho era negro. Era? Como quase todos nós. Leonencio Nossa relata que um dos filhos de Roberto Marinho, o caçula José Roberto Marinho, foi casado com a jornalista Glória Maria, estrela do jornalismo da Rede Globo. “Marinho tratou a relação do filho com a naturalidade dispensada a outros casos”, assinala o biógrafo.
“Papai foi tranquilo. Gostava dela, tinha admiração por ela. Mas eu senti o preconceito no Rio quando estava na companhia dela em lugares públicos. Aqui, as classes sociais são apartadas”, disse José Roberto ao pesquisador.