Euler de França Belém
Euler de França Belém

Biografia de George F. Kennan, que ganhou o Pulitzer em 2012, é lançada pela Editora Globo Livros

A VIDA DE GEORGE F. KENNAN

Os críticos literários Marcelo Franco e Iúri Rincón Godinho costumam sugerir que o britânico Winston Churchill e o americano Franklin D. Roosevelt são os principais estadistas do século 20 (liberais, não dão a mínima para Lênin, Stálin e Mao Tsé-tung). No campo da política não há pares para a dupla. Porém, no campo intelectual e da diplomacia — não citando escritores como Marcel Proust, James Joyce, Robert Musil e Thomas Mann (que, claro, não eram diplomatas) —, há poucos pares para o americano George F. Kennan.

George Kennan viveu 101 anos — morreu em 2005 — e teve uma vida extremamente produtiva para si e para a humanidade. Ele foi historiador, diplomata, militante antiguerra (criticou acerbamente as guerras do Vietnã e do Iraque; tinha razão nos dois casos), diplomata dos mais hábeis, memorialista (suas memórias saíram no Brasil e são um monumento à inteligência e à civilidade) e estrategista do primeiro time. George Kennan é conhecido como o mais importante teórico da Guerra Fria. Era um dos ídolos do jornalista Paulo Francis. Uma espécie de Adams do século 20, mas sem Adams no sobrenome.

Aos 22 anos, George Kennan era vice-cônsul dos Estados Unidos na Suíça (país neutro, em caso de guerra, mas sempre envolvido nas maracutaias financeiras de quase todo o mundo). A história do século 20 deve muito às suas ideias e, mais do que isso, o grande intelectual, de formação enciclopédica, o explicou como poucos.

A Globo Livros está enviando para as livrarias um monumento à pesquisa histórica: “A Vida de George F. Kennan”, do pesquisador John Lewis Gaddis (um fino analista da Guerra Fria). Verdadeira bíblia sobre a vida de George Kennan, a biografia ganhou o Prêmio Pulitzer em 2012.

Único inconveniente: o preço — R$ 74,90. Vale tanto? Vale, pois George Kennan é um dos grandes intelectuais e, sim, estadistas do século 20 (chegou a discutir o século 21, mas teve pouco tempo para explicá-lo).

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.