Bienal do Livro de Brasília expõe excelentes livros da produção universitária do país e do exterior
26 abril 2014 às 11h40
COMPARTILHAR
No sábado, 19, estive na 2ª Bienal do Livro de Brasília. Palestras de Ariano Suassuna (que se repete cada vez mais), Leonardo Padura, Frei Betto, Mia Couto foram aplaudidos. Mas o que interessa mesmo numa bienal são livros de qualidade, sobretudo quando baratos. Encontrei bons livros por preços que variavam de 3 a 10 reais. Mas os livros universitários estavam com preços altos.
Ressalte-se que, apesar dos preços altos, editoras universitárias, como Unicamp, Unesp e UFMG, levaram excelentes livros tanto de autores nacionais quanto de estrangeiros. Dois livros interessantes: “O Amor às Bibliotecas” (Unesp), de Jean-Marie Goulemot, e “Machado de Assis Leitor — Uma Viagem à Roda de Livros”, organizado por Ruth Silviano e José Marcos.
Uma editora espanhola vendia uma biografia de Miguel de Unamuno. O stand da Companhia das Letras — muito pequeno e com escassos lançamentos — deixou a desejar.
Havia, é claro, o lixão-encalhe de sempre. Mas o que importa mesmo é que vi dezenas de pessoas comprando livros e sempre falando que, com preços mais acessíveis, seria possível ler mais. Adultos, adolescentes e crianças pareciam gostar do clima meio de festa da bienal.