Euler de França Belém
Euler de França Belém

Audiência da TV Globo sobe enquanto SBT e Record brigam com tevês pagas

Jornal Nacional e Big Brother, ao contrário de certos prognósticos, voltam a ter alta audiência

William Bonner e Renata Vasconcelos, do Jornal Nacional: líderes absolutos em audiência

SBT e Record travam uma guerra quente contra os canais por assinatura, em defesa de seus direitos, a Globo comemora audiência crescente. Desde o surgimento e fortalecimento dos canais por assinatura, da Net à SKY, as redes e emissoras abertas vêm perdendo público, notadamente o mais qualificado — aquele que, em tese, atrai mais anunciantes, ao menos para determinados produtos. Vigora a ideia de que a tevê aberta é cada vez mais para o povão e que a tevê por assinatura é para as classes médias e altas (na verdade, há indícios de que parte do povão, quando a família reúne uma renda um pouco maior, também está migrando para as tevês pagas, em busca de esportes e séries). Mas a TV Globo, o gigante que se recusa a cair e a sair do primeiro lugar — não quer ser a Tupi do século 21 —, comemora audiência crescente.

Thiago Leifert, ainda que menos empolgado com Pedro Bial, vai bem no Big Brother

O repórter Pedro Carvalho, da coluna “Radar”, da revista “Veja”, conta que, na segunda-feira, 27, “o Jornal Nacional registrou o melhor resultado do ano no Rio de Janeiro, com 37 pontos e 52% de participação. O número é 8 pontos acima da média. Já o Big Brother Brasil igualou o recorde da temporada. Foram 29 pontos de audiência e 43% de participação em São Paulo e 32 pontos e 51% de participação no Rio”.

Ao contrário de certos prognósticos, a Globo permanece invencível. Perde, aqui e ali, pontualmente. Entretanto, no geral, segue sendo a campeã. Mais: a batalha do SBT e da Record, por mais que seja justa, pode reduzir sua audiência, sobretudo a de um público mais qualificado, que, no fundo, é o que interessa ao mercado de produtos mais sofisticados e caros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.