Euler de França Belém
Euler de França Belém

Antony Beevor lança livro sobre a batalha de Ardenas, a maior da 2ª Guerra Mundial no front ocidental

Os combates envolveram 1 milhão de militares e nazistas e Aliados cometeram crimes brutais

ardenas, 1944. la ultima apuesta de hitler-antony beevor-9788498928389

Dica do crítico de cinema, segundoguerrófilo e pedronavólogo Marcelo Franco: o livro “Ardenas, 1944 — A Última Aposta de Hitler” (por enquanto, disponível em inglês e espanhol; a versão digital pode ser encomendada na Livraria Cultura, por R$ 56,68), do historiador britânico Antony Beevor. A versão impressa saiu pela Editora Crítica, da Espanha, e tem 608 páginas.

A livraria espanhola Casa del Libro apresenta Antony Beevor como “o autor que melhor tem narrado a história da Segunda Guerra Mundial” (1939-1945).

Sua sinopse informa: “No dia 16 de dezembro de 1944, num sábado, Hitler iniciou sua ‘última cartada’ nos bosques nevados das Ardenas. Sua intenção era realizar um ataque de surpresa que dividisse os exércitos dos Aliados. O objetivo era infligir-lhes uma severa derrota: um novo Dunquerque que mudasse o curso de uma guerra que havia chegado a uma situação angustiante, com os exércitos soviéticos avançando no solo alemão.

“O ataque, do qual participaram os exércitos com seus blindados, se complementava com a ação na retaguarda de um comando de soldados alemães, com uniformes e veículos norte-americanos. Como fez no livro ‘Stalingrado’, Antony Beevor (foto acima) consegue, neste livro, combinar uma visão épica da que foi a maior batalha da guerra no front ocidental — uma batalha em condições extremas, que chegou a envolver 1 milhão de homens e na qual os grupos cometeram crimes brutais — com uma amostragem direta do heroísmo, do medo e do sofrimento dos seres humanos”.

LA SEGUNDA GUERA MUNDIAL

Interessados no assunto devem adquirir também “A Segunda Guerra Mundial”, do mesmo Antony Beevor (a edição portuguesa pode ser encomendada no site da Livraria Cultura). Neste livro, o pesquisador afirma que a guerra não começou em 1939, com a invasão da Polônia pelos nazistas da Alemanha, e sim um pouco antes — na Ásia.

O historiador relata que japoneses canibalizaram militares americanos, dispondo-os em espécies de currais, de onde, de vez em quando, sacavam um e comiam.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ulisses

Quando será lançada a edição brasileira?