Elder Dias
Elder Dias

Alexandre Garcia versus aquecimento global

Reprodução/TV Globo

O jornalista (e competente apresentador) Alexandre Garcia tem algum problema mal resolvido com o aquecimento global. Em sua conta no Twitter a tese é frequentemente afrontada pelo comentarista político do “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. Em junho ele ironizou a ideia, dizendo que o sol seria o culpado pelo “fenômeno” há bilhões de anos. Na semana passada, voltou à carga, tendo a onda de frio como pretexto: “Hey, Trump! Assine logo esse aquecimento global ou o Sul vai congelar sob a neve”, escreveu Garcia. Claro que o comentário foi rechaçado ferozmente.

A referência a Donald Trump é um catalisador da provocação: o presidente norte-americano é negacionista (como se diz de quem nega o aquecimento global) convicto – ou nem tanto, já que se suspeita de que somente tem essa posição por representar interesses econômicos bem concretos, como o da indústria do combustível fóssil. De qualquer forma, Alexandre Garcia é inteligente o bastante para reafirmar seu conhecido conservadorismo com bases mais seguras. Mesmo se o aquecimento global não fosse uma realidade, não teria como ser prontamente negado; daí não pegar bem que um jornalista faça militância com uma coisa tão séria apenas para marcar uma posição.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Edson Paiva

Mas o Alexandre Garcia não pode ter uma ideia contrária ao aquecimento global? Então ele só pode ser militante se for a favor a causa do aquecimento global? Como 99,9% da imprensa? Como parece, por suas palavras, você, Elder? Onde está decidido que o aquecimento global é uma realdade? E os cientistas que são contrários a esta ideia? Não existem? Não estou aqui dizendo que exista ou não o tal aquecimento global. Existe, sim, controvérsia por aí. O que me parece estranho é que um jornalista não possa externar um pensamento contrário ao da maioria. Basta fazê-lo e logo vem… Leia mais

Rafael Macedo

Importante lembrar que o aquecimento global nao é uma unanimidade. Existem cientistas serios que nao concordam e apresentam argumentos fortes e baseados em evidencias.