Nesta terça-feira, 3, a Associação Goiana de Imprensa (AGI) proporciona encontro exclusivo entre os profissionais da imprensa goiana e Moisés Ávila Roldán, correspondente da Agência France Presse (AFP) no Texas, EUA. Convidado pela AGI, Roldán participará ainda de visita à Casa Rosada de Goiânia, sediada no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, marcada para às 11h. E, em seguida, compartilhará sua vasta experiência profissional com os jornalistas goianos. De acordo com a organização do evento, o correspondente dará ênfase a sua atuação atual no Texas, cobrindo a fronteira norte-americana com o México.

Moisés Ávila Roldán, 48, iniciou sua carreira profissional em seu país natal – Peru. Ao longo dos anos, acumulou experiência em jornais e emissoras de rádio. Sua trajetória incluiu sete anos no Chile, onde obteve um mestrado em Jornalismo na Universidade Católica, colaborou com a agência de notícias Reuters e ingressou na renomada Agência France Presse, uma das principais agências de notícias internacionais.

Em 2013, Moisés desembarcou no Brasil como correspondente da AFP em Brasília, permanecendo na função por três anos. Posteriormente, assumiu a liderança do escritório da Agência no Peru e passou três anos na Bolívia. Sua carreira também o levou a experiências profissionais em Cuba por três anos, no Panamá por dois anos, e, atualmente, encontra-se nos Estados Unidos, baseado em Houston, Texas, há um ano.

Sua reputação como profissional experiente o torna um recurso valioso em situações críticas, sendo frequentemente convocado para colaborar com equipes locais em eventos como tragédias, guerras civis, territórios em conflito e questões de fronteira entre países. Ele já desempenhou um papel crucial em diversas regiões, incluindo toda a América Central, Colômbia, Chile, entre outros.