Euler de França Belém
Euler de França Belém

Advogado de Bolsonaro é acusado de ameaçar colunista do UOL

O indefectível Frederick Wassef reaparece, depois de esconder o malfadado Queiroz, com ataques à jornalista Juliana Dal Piva

Juliana Dal Piva: jornalista do UOL | Foto: Reprodução

O livro “JK — O Artista do Impossível” (Objetiva, 798 páginas), de Claudio Bojunga, conta uma história interessante sobre Juscelino Kubitschek. Quando o Estado Novo, caiu, em 1945, e Juscelino Kubitschek não era mais o prefeito de Belo Horizonte — havia sido nomeado pelo governador Benedito Valadares —, ao entrar na Confeitaria Celeste, “levou uma senhora vaia dos estudantes”. “No grupo havia líderes da oposição estudantil, como Humberto Pimenta e Simão Viana da Cunha Pereira. JK parou, abriu um sorriso, fez um gesto cordial e se aproximou da mesa dos jovens. Perguntou se podia sentar, pediu uma média com um pãozinho de queijo e começou a bater papo com eles. Otto Lara Resende, que estava no grupo, diz que todos ficaram perplexos. JK era de uma naturalidade desarmante.” Em nenhum momento, apesar de desafiado, xingou os estudantes.

Juscelino tinha o hábito, na prefeitura, no governo de Minas e na Presidência da República, de se cercar da fina flor da intelectualidade patropi — Murilo Rubião, Autran Dourado, Cristiano Martins (tradutor de Dante), Cyro dos Anjos, Autran Dourado, Celso Furtado, Roberto Campos, Lucas Lopes, Augusto Frederico Schmidt, Lucio Costa, Oscar Niemeyer. Claudio Bojunga assinala que tinha “apreço pela imaginação” e não tinha interesse por chatos e pessoas mal-humoradas.

Na sua equipe não entraria, para citar um exemplo, um estilista do bas fond, como Frederick Wassef, que se apresenta como advogado do presidente Jair Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro, pai e filho. O deputado federal Daniel Silveira não passaria na porta do Congresso.

Jair Bolsonaro e Frederick Wassef | Fotos: Reproduções

Wassef ficou famoso por ter “escondido” Fabrício Queiroz, o ex-Zero-Zero, numa casa de Atibaia. Mais do que advogado, é provável que seja um pau pra toda obra. Agora, no lugar de explicar como era ou não era a rachadinha no gabinete de Jair Bolsonaro, quando era deputado federal, decidiu ameaçar a jornalista Juliana Dal Piva, do UOL.

O advogado disse para Juliana Dal Piva: “Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o corpo”. De fato, a China é uma ditadura e pessoas são presas e as famílias não conseguem encontrá-las. Um belo dia, reaparecem, livres, e sem nenhum processo legal. Mas há na fala de Wassef um dito que parece não-dito: há, aparentemente, o desejo de que a jornalista desapareça e que seu corpo não seja encontrado. Aí reside a ameaça. Há a sugestão de uma possibilidade. Por isso, a jornalista e entidades representativas se manifestaram a respeito.

“Foi uma clara tentativa de intimidação”, afirma Juliana Dal Piva. Não há como discordar da jornalista.

O gerente-geral do UOL, jornalista Alexandre Gimenez, disse: “Repudiamos o ataque cometido pelo advogado do presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, contra nossa colunista Juliana Dal Piva e reiteramos nosso apoio ao seu trabalho e nosso compromisso com o jornalismo sério, independente, apartidário e voltado par atender o interesse público”.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, determinou à corregedoria da instituição que apure “o ataque de Wassef”. Trata-se de um advogado fazendo ameaças.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) cobrou “medidas legais cabíveis contra Wassef e todos os que vilipendiam o trabalho essencial da imprensa. Esperamos que as instituições que defendem a democracia façam seu papel e resistam à destruição do espaço cívico promovida pelos autoritários de plantão e seus militantes.'”

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jerônimo, “se colocou à disposição ‘para a adoção de medidas que se fizerem necessárias à sua proteção” (da jornalista).

A seguir, se tiver paciência e estômago, leia a manifestação de Wassef. O uso-abuso que faz da Língua Portuguesa mostra o nível dos aliados de Bolsonaro e família.

Confira a fala de Frederick Wassef

“Queria te entrevistar. Voce e socialista ?? Comunista ???? Soldada da esquerda brava ??? E daquelas comunistas gauchas guerreira ??? Voce acredita mesmo que este sistema politico e bom para a sociedade e as pessoas ???? Por que voce nao vai realizar seu sonho comunista em Cuba, Venezuela , Argentina ou Coreia do Norte ??? Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo. O mesmo ocorre na Venezuela , Cuba e outros paraisos comunistas. Entao pergunto a voce, por que faz o que faz com quem tenta livrar o Brasil da maldita esquerda ??? Voce teve este mesmo empenho e obsessao com aqueles da esquerda que desviaram BILHOES DE DOLARES atravez de mil esquemas fraudulentos ??? A parte de seu amor pelo comunismo, voce vai continuar atendendo os pedidos de sua parceira/chefa para me atacar sem parar . Ela te paga ??? Ou e so muito amor por ela ??? Voces estao namorando ???? Se eu financiar todos os custos de viagem para Caracas na Venezuela , voce iria para la fazer umas materias sobre o que esta acontecendo la ??? Se eu te comprar um belo imovel por la, voce moraria la para realizar seu sonho comunista ???? Por que nao experimenta primeiro na sua pele o que e a esquerda, para depois lutar tanto para atingir o Presidente de seu Pais e trazer o comunismo para o meu amado Brasil. Voce e inimiga da patria e do Brasil. Voce sabia que apos o fim da 2 guerra mundial o mundo foi dividido em 2 blocos??? Esquerda e direita ?? Capitalismo e Comunismo ??? Luz e trevas ???? Voce sabia que a maldita esquerda falhou em metade do planeta terra ??? Em todos oa paises e culturas em que se instalou ??? E que ao contrario do comunismo, o capitalismo deu certo em todos os paises e siatemas ??? Entao por que voce luta fanaticamente com suas materias direcionadas e distorcidas da verdade para induzir em erro o publico ??? A esquerda te paga ??? Voce esta feliz e realizada por atacar e tentar destruir o Presidente do Brasil, sua familia e seu advogado ?????”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.