Euler de França Belém
Euler de França Belém

A cara de Tabata Amaral limpa o PDT. Se expulsá-la, o partido volta a ter a cara de Lupi

Expulsar Tabata é um tiro no pé e na alma do PDT. Se o expurgo acontecer, Leonel Brizola não sair do túmulo, mas certamente vai “revirá-lo

Não há santidade na política, não há santidade na vida, não há santidade no PDT. Carlos Lupi, presidente do PDT, é um feroz adepto da realpolitik, sugerem investigações e suas alianças políticas. O toma-lá-dá-cá nunca foi “inimigo” dos fervorosos adeptos do partido — que pouco tem de ideológico. Mas o chefão está decidido a expulsar a deputada federal Tabata Amaral.

Tabata Amaral, deputada federal do PDT | Foto: Assessoria do PDT

Tabata Amaral é um sopro de renovação no PDT. Limpá-lo, não conseguirá, mas está introduzindo pautas, como a da educação, pelas quais o partido — craque nos corredores do poder — não tem muito interesse. Aliás, interesse algum. Se Lupi expulsá-la, o PDT perde a cara de Tabata, a da integridade e das pautas positivas para o país, e passa a ter uma cara unidimensional, a de Lupi, aquele que, na campanha passada, sempre deixava Ciro Gomes (político também de valor, assim como o irmão Cid Gomes) constrangido quando perguntado ao seu respeito pela imprensa.

No fundo, Lupi, ao dizer que vai expulsar Tabata, está, na verdade, mandando um recado para outros deputados do partido, que, como a jovem parlamentar, planejam apoiar a Reforma da Previdência. Tabata, ele sabe, é íntegra, um diferencial na política patropi. Apoia a reforma porque acredita que é positiva para o país. Já outros deputados, supostamente sete, estariam dispostos “trocar” alguma coisa. Ora, se é assim, que Lupi expulse os supostos negociadores e deixe Tabata em paz.

Ciro Gomes, que estranhamente preserva Lupi de seus ataques — quase sempre destemperados quando se trata de adversários —, defende a expulsão dos que votarem pela Reforma da Previdência. Portanto, está contra Tabata, o que há de melhor no PDT, e a favor de Lupi, que não se pode sugerir que seja o melhor da política brasileira.

Expulsar Tabata é um tiro no pé e na alma do PDT. Se o expurgo acontecer, Leonel Brizola não sair do túmulo, mas certamente vai “revirá-lo”. Tabata é uma Brizola moderada e mais aberta. Claro que ainda sem o grande percurso histórico do político gaúcho.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vitor Castro

Ela já está virtualmente expulsa. Ponto. Ninguém pode contrariar a orientação do partido. PTB e PPS normalizar esse tipo de situação, é hoje estão às moscas. PSB vai pro mesmo caminho. Partido sem identidade perde a razão de existir. Se votar a favor da reforma, tá expulsa. E ela, sabendo disso, se o fizer, o fará por sua conta e risco.