Euler de França Belém
Euler de França Belém

15 sites jornalísticos mais acessados de Goiás. Jornal Opção permanece na frente de O Popular

Especialista diz que o diferencial do Jornal Opção é sua poderosa capacidade de analisar e explicar os fatos com o máximo de clareza

Levantamento realizado pelo Jornal Opção, por meio da plataforma de auditagem Similar Web Pro, a mais importante plataforma pública de auditagem, monitoramento, análise de dados e mensuração de audiência da internet, revela os 15 sites jornalísticos mais visitados de Goiás no mês de março. O levantamento, que foi realizado na quinta-feira, 8, leva em consideração dois critérios: o número de usuários únicos (visitantes diferentes que interagiram com o site durante um determinado período de tempo) e o número de pageviews (número de acessos totais).

O portal G1/Goiás, do Grupo Globo, é o portal notícias mais acessadas do Estado. A goiana “Revista Bula”, referência em conteúdo cultural, vem em segundo lugar. O terceiro site mais acessado é o Jornal Opção, focado em análise e opinião, seguido pelo jornal “O Popular” e pelo portal Mais Goiás. Completam a lista, “Goias.Gov”, portal de notícias do Governo de Goiás, “Portal 6”, de Anápolis, “Diário do Estado”, “Sagres Online”, “Diário de Goiás”, “Curta Mais”, “Jornal Daqui”, “Dia Online”, “Goiás 24 Horas”, e “A Redação”.

Jornal Opção: qualidade editorial é destacada | Foto: Jornal Opção

No campo político (reportagem e opinião), considerando que Bula e G1 não são especializados na área, o Jornal Opção é o líder absoluto, à frente de “O Popular” (que conta com uma redação bem maior). Um expert (ligado a uma agência de publicidade) disse a um repórter: “Na cobertura factual, o Jornal Opção tem concorrentes fortes. Porque os jornais, neste campo, estão muito parecidos, praticamente iguais. O que faz a diferença é sua poderosa capacidade de analisar, conectar e tornar os fatos mais claros para seus leitores”. Ele acrescenta: “A única analista de política local de ‘O Popular’, Cileide Alves, nem pertence à redação — é colaboradora. Os demais analistas escrevem em jornais de outros Estados, quase sempre de São Paulo. Fica-se com a impressão de que o jornal está distante de sua realidade e não quer explicá-la para os leitores, contentando-se em publicar as narrativas. O repórter se comporta, por vezes, como o profissional que apenas faz a transcrição do que lhe dizem. ‘O Popular’ também está errando muito. Recentemente, publicou a foto do desembargador Carlos Alberto França como se fosse a do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. Para piorar, o jornal demora a corrigir os erros”.

Erro de concordância em título do jornal “O Popular” | Foto: Reprodução

No último levantamento, o “Diário da Manhã”, jornal de tradição em Goiás, saiu da lista do 15 mais lidos. O jornal “Daqui” (do Grupo Jaime Câmara, o mesmo que edita “O Popular”), que se anuncia como campeão das bancas, é apenas o 12º colocado no mundo digital. Há jornais que têm acessos sazonais. Os mais estáveis são G1, Bula, Jornal Opção, “O Popular” e Mais Goiás.

Os dados são públicos e podem ser checados por qualquer leitor na plataforma Similar Web (https://www.similarweb.com/pt/) e são verificados frequentemente pelos anunciantes (governo e mercado privado) e agências de publicidade. Não há mais segredos sobre a audiência de jornais, revistas, portais, blogs etc. Em Brasília, o tradicional “Correio Braziliense”, diário de qualidade, está tomando um banho do portal Metrópoles, do ex-senador Luiz Estevão.

Listão dos 15 veículos de comunicação mais acessados de Goiás

1 — Portal G1

2 — Revista Bula

3 — Jornal Opção

4 — O Popular

5 — Mais Goiás

6 — Goias.Gov (Governo de Goiás)

7 — Portal 6 (Anápolis)

8 — Diário do Estado

9 — Sagres Online

10 — Diário de Goiás

11 — Curta Mais

12 — Jornal Daqui

13 — Dia Online

14 — Goiás 24 Horas

15 — A Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.