Euler de França Belém
Euler de França Belém

15 sites jornalísticos mais acessados de Goiás em agosto, segundo a Similar Web Pro

O Jornal Opção supera “O Popular”. A novidade é que o “Hoje” entrou no ranking. E jornais regionais de qualidade demonstram força

Levantamento feito pelo Jornal Opção, por intermédio da plataforma de auditagem Similar Web Pro, revela os 15 sites jornalísticos mais visitados de Goiás no mês de agosto. O levantamento, realizado no sábado, 28, leva em consideração dois critérios: o número de usuários únicos (visitantes diferentes que interagiram com o site durante um determinado período de tempo) e o número de pageviews (número de acessos totais).

O portal “G1/Goiás”, do Grupo Globo, é o site de notícias mais acessado do Estado — seguido pela “Revista Bula”, da área cultural (local e nacional). O terceiro site mais acessado é o diário “Jornal Opção” — focado em análise, opinião e, também, cobertura factual —, à frente de jornal “O Popular”. “Considerando que o concorrente real do Jornal Opção, no campo do jornalismo abrangente, é ‘O Popular’, é possível sugerir que, retirando o G1 (que acaba tendo influência nacional) e a ‘Revista Bula’ (circunscrita ao campo cultural), pode-se falar que o Jornal Opção é o jornal líder de Goiás, portanto o mais influente do Estado”, afirma um especialista de Brasília.

Completam a lista: “Mais Goiás”, “Zap Catalão Notícias”, da cidade de Catalão, “Portal 6”, de Anápolis, “Diário do Estado”, “Sagres Online”, “Diário de Goiás”, “Curta Mais”, “Poder Goiás”, “Dia Online, “Folha Z” e “O Hoje”. A novidade em agosto é a entrada do jornal “O Hoje” no ranking, na décima quinta posição (as contratações de Wilson Silvestre, Marcelo Mariano e Felipe Cardoso reforçaram seu jornalismo). A força do jornalismo regional de qualidade está demonstrada pela ascensão do “Zap Catalão” e do “Portal 6”.

Bem situado em julho, o “Diário do Estado” despencou para o oitavo lugar. Jornais que não têm acesso médio — denotando estabilidade —, dependendo de reportagens “virais”, costumam melhorar o acesso num mês e cair no seguinte. Um dos caminhos para melhorar o acesso é reforçar o acervo de matérias de qualidade — que, se tornando referenciais, têm acesso permanente, perene. Não se pode menosprezar o Google como “fonte” direcionadora de acesso. Mas reportagens “transcritas” de outros sites, para criar “volume”, não “enganam” o algoritmo do mega portal de busca. O que o Google valoriza mesmo é material exclusivo — inclusive material jornalístico local-regional — e publicações originais.

A Similar Web Pro é a mais importante plataforma pública de auditagem, monitoramento, análise de dados e mensuração de audiência da internet. Qualquer leitor — incluindo as agências de publicidade e anunciantes — pode obter e checar os dados (inquestionáveis) da plataforma de auditagem.

Lista dos 15 veículos de comunicação mais acessados de Goiás

1 — Portal G1

2 — Revista Bula

3 — Jornal Opção

4 — O Popular

5 — Mais Goiás

6 — Zap Catalão

7 — Portal 6

8 — Diário do Estado

9 — Sagres Online

10 — Diário de Goiás

11 — Curta Mais

12 — Poder Goiás

13 — Dia Online

14 — Folha Z

15 — O Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.