‘Desfazendo o L’: hashtag é erguida após Lula descumprir promessa de campanha
12 junho 2023 às 18h12
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O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou seis meses e algumas de suas principais promessas ainda não foram cumpridas. A demora para o cumprimento da criação de um novo Ministério para sanar uma das maiores máculas da história do Brasil foi alvo de críticas e cobrança por parte dos internautas nesta segunda-feira, 12.
Lula até convocou uma coletiva de imprensa para tentar se explicar, mas não convenceu. “Nesse momento com a imprensa, gostaria de pedir desculpa para vocês pois hoje é dia dos namorados e muitos marcaram um almoço com a namorada. Eu fiquei de criar o Ministério dos Namorados e não criei”, disse durante visita da presidente da Comissão da União Europeia.
Brincadeira ou não, fato é que Lula prometeu e a internet caiu em cima para cobrar um amor neste fatídico dia dos namorados. A hashtag Desfazendo o L foi compartilhada por milhares de internautas e eleitores do petista que cobram um “amorzinho”.
A criação da data
O Dia dos Namorados no Brasil foi inspirado no Dia de São Valentim, que é comemorado em outros países, como os Estados Unidos, em 14 de fevereiro. No Brasil, a data foi estabelecida em 12 de junho por iniciativa do publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo, também chamado João Doria.
Em 1948, João Doria era diretor do departamento de publicidade da loja Clipper, localizada no centro de São Paulo. Na época, ele teve a ideia de criar uma campanha publicitária para alavancar as vendas da loja no mês de junho, que tradicionalmente era um período de baixa movimentação comercial.
Doria se inspirou no Dia de São Valentim e decidiu lançar uma campanha de promoção do amor e do romantismo. Para isso, escolheu a data de 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. A intenção era incentivar a troca de presentes entre os casais e aquecer o comércio local.
A campanha publicitária de João Doria foi um sucesso e o Dia dos Namorados passou a ser celebrado anualmente no Brasil, consolidando-se como uma data comercialmente importante. A partir de então, o 12 de junho se tornou uma oportunidade para os casais demonstrarem seu amor e trocarem presentes românticos.
A escolha dessa data também se mostrou estrategicamente favorável por ser próxima ao período de festas juninas, que já era tradicionalmente celebrado no Brasil. Com o tempo, o Dia dos Namorados foi incorporado ao calendário cultural brasileiro e se tornou uma data esperada pelos casais, impulsionando as vendas no comércio e estimulando a criação de promoções e campanhas especiais para a ocasião.