CEI da Comurg: a notícia é a ausência de notícias

28 junho 2023 às 15h16


COMPARTILHAR
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg pretende concluir os trabalhos no dia 17 de agosto. É improvável que o relatório apresentado pelo vereador Thialu Guiotti (Avante) venha com alguma surpresa; tendo sido construído em contato com o Paço Municipal. A notícia está justamente na falta de notícias, na harmonia com que se conclui um processo que começou turbulento.
A CEI da Comurg foi palco para o fechamento de acordos no momento em que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) buscava reconstruir sua base na Câmara. A indicação de nomes para órgãos da Prefeitura veio de integrantes da CEI, incluindo de parentes dos próprios vereadores. Agora, a apresentação do relatório se assemelha a um “cumprir de tabela” necessário para justificar os trabalhos.
A própria data para a entrega do relatório – a segunda quinzena após o recesso – indica um período de brecha para que Câmara e Prefeitura possam negociar. A justificativa de Thialu Guiotti – “Temos de deixar a CEI para o próximo semestre porque existem projetos parados na CCJ que precisamos fechar antes do recesso” – só leva à outra pergunta: por que se deixou a CCJ para a última semana?
Além da improbabilidade de que os articuladores esqueçam o durante o recesso, outras faltas de notícias chamam a atenção. O vice-presidente da CEI, Welton Lemos (Podemos), afirmou que a prefeitura está apenas aguardando o relatório para fazer “mudanças importantes” na Comurg – possivelmente se referindo à troca de gestão. O mero fato de o vereador conhecer essa intenção do prefeito demonstra que ele está próximo do Paço.
Por último, Thialu Guiotti informou que abriu espaço para que qualquer vereador possa fazer sugestões e críticas ao relatório, mas, até o presente momento, nenhum parlamentar ou equipe jurídica fez qualquer apontamento. A falta de novidade é gritante.