Para não esquecer de que a UFG esteve (e está) na luta contra a Covid-19

06 setembro 2022 às 15h57

COMPARTILHAR
Luana Cássia Miranda Ribeiro
Pablo Fabião Lisboa
Especial para o Jornal Opção
Até a próxima terça-feira, 13, está em cartaz, no Centro Cultural da UFG, a exposição “UFG na luta contra a Covid-19”. A mostra se consiste em sete vídeos que registram e relembram a atuação de sete ações institucionais realizadas pela Universidade Federal de Goiás para combater a pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020.
A seleção e pesquisa das ações foi concebida e realizada pelos estudantes da graduação em Museologia da UFG e o recorte editorial e expográfico é uma das leituras possíveis sobre a luta que a UFG empregou no contexto da emergência sanitária.
Em um esforço conjunto de integração interna para a promoção da presente exposição, somaram-se a Reitoria da UFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Seinfra, o Digital Lab, a Reitoria Digital, a Secom, o Centro Cultural e o Centro de Eventos da UFG, além de outros setores que deram suporte e/ou auxílio para que pudéssemos acessar um conteúdo de memória e luta da UFG frente a uma calamidade de saúde pública mundial.
Depois de termos chorado e lamentado tantas mortes, cumpre resgatar com orgulho tudo que a UFG fez na luta pela vida. No entanto, a presente exposição imprime um recorte de sete de diversas ações desenvolvidas pela instituição. As selecionadas foram as seguintes: Campanha de Inclusão Digital; Atuação do Hospital das Clínicas da UFG; Reconstrução e Projeto de Respiradores; Controle da Qualidade do Álcool em Gel; Produção de EPI; Tenda Triagem de Testagem; e Desenvolvimento do Teste Rápido.
Nos vídeos relacionados a cada módulo desta exposição, os visitantes poderão acompanhar relatos e experiências de diferentes professores e pesquisadores da universidade que, ao longo dos últimos dois anos, realizaram entusiasmado e eficaz enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19.
Essa exposição é um ato político de memória de um dos momentos mais difíceis por que a humanidade já passou. A pandemia resultou em muitas mortes, mas a UFG lutou de todas as maneiras, por de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Agora, a partir desta exposição, todo esse trabalho fica devidamente registrado. A mostra ficará disponível ao público no Centro Cultural durante a primeira quinzena de setembro, mas também pode ser visualizada de maneira virtual através de tour 360º produzido e disponibilizado pelo Digital Lab (www.digitallab.ufg.br).
A segunda etapa da exposição física ocorrerá durante o Conpeex, entre os dias 22 e 25 de novembro, onde será realizado um trabalho complementar de gravação de relatos de outros projetos que a UFG desenvolveu durante a pandemia.
Luana Cássia Miranda Ribeiro é curadora da Exposição e pró-reitora da Extensão e Cultura da UFG.
Pablo Fabião Lisboa é curador e coordenador da exposição e professor da graduação em Museologia da UFG.