Irapuan Costa Junior
Irapuan Costa Junior

Folha deveria ter demitido Janio de Freitas e não Eliane Cantanhêde

Janio de Freitas escreveu artigo antidemocrático contra policiais federais

Janio de Freitas escreveu artigo antidemocrático contra policiais federais

Todos precisamos da boa informação. Afinal, é ela que nos dá elementos para fazermos nossas escolhas políticas, econômicas e sociais. Não ter informação nos faz votar mal, buscar o trabalho errado, aplicar mal nosso dinheiro e até comprar algo inútil ou buscar a diversão diferente da que queríamos. No universo do jornalismo político, tenho um critério para bem me informar: procuro o jornalista isento na informação, aquele que não dá pistas de sua preferência pessoal, aquele que o espectador não sabe em quem votará.

Exemplos televisivos: Renata Lo Prete e Gerson Camarotti. Eliane Cantanhede, no passado algo encantada com alguns petistas não lá muito recomendáveis, como José Dirceu e Celso Amorim, tem se mostrado uma profissional amadurecida, além de sempre ter sido uma articulista arguta e inteligente. Pena que foi demitida da “Folha de S. Paulo”, por razões econômicas, segundo o jornal. Melhor para a “Folha” teria sido demitir Janio de Freitas, que mais desinforma que informa. Mas ao que parece o salário de Eliane e de Fernando Rodrigues, outro bom jornalista demitido, seriam naturalmente bem maiores que os ganhos de Janio.

Janio de Freitas no dia 19 do mês passado criticava o Tribunal Superior Eleitoral pela proibição na campanha passada da exibição de entrevistados apoiando afirmações críticas feitas por candidatos. Julgava antidemocrático, e estava certo. Já no dia 16 de novembro último, investia contra delegados da Polícia Federal que haviam, em suas redes sociais privadas, manifestado sua preferência contra o PT. Defendia a investigação que o ministro da Justiça abrira contra eles. Antidemocrático e contraditório, por parte do jornalista, que não consegue esconder em quem vota.

10 respostas para “Folha deveria ter demitido Janio de Freitas e não Eliane Cantanhêde”

  1. Avatar frolstty disse:

    Supostamente a FSP sabe o que é melhor para ela…

    Todos os profissionais mencionados são de peso. Certamente o Jânio de Freitas está mais enraizado na Folha, independentemente do salário, e deve ter mais motivos para ficar.

    E não acreditemos nesse esquete de nosso grande jornalismo “imparcial”. Isso não existe. O ponto de partida, o foco, o momento da notícia, contém em si o posicionamento acerca do assunto. Por mais equilibrado que o tom da notícia possa ter.

    Nós escolheremos aceitar ou não o posicionamento alheio.

  2. Avatar Maria Luisa Porto disse:

    Janio de Freitas é a único crível na Folha! Ainda não dobrou a cerviz como outros! Inclusive os citados que foram vender a alma as outra mídias!

  3. Avatar Sílvio Miguel Gomes disse:

    Só no Brasil e cabeça de certas pessoas que Autoridades que estejam investigando crimes cometidos por Políticos e Funcionários Públicos possam “fazer boca de urna virtual” e ainda ofender candidato e políticos que consideram inimigos.

  4. Avatar Ventriloco disse:

    Calma, miga! Divergência de opiniões faz parte de uma democracia.

    Sorry honey.
    It’s the tough truth!

  5. Avatar Sergio da Motta e Albuquerque disse:

    Ele é o nosso melhor jornalista. Seus argumentos são irrefutáveis. Ele é membro do Conselho Editorial da Folha. A Cantanhêde não chega perto. Como escritora Mas é a melhor entre Camarotti, Lo Prete, Merval e outros tontos do “Em Pauta”.

  6. Avatar Edelberto disse:

    E ele, pelos fatos recentes, estava mais do que certo. Foi, diria, profético!!!

  7. Avatar Flavio Medeiro disse:

    Demitido? Deveria ser preso, cabo eleitoral da pior espécie, exatamente isso que foi dito, mais desinforma que informa, a questão é o custo do trabalho, quanto custa hoje ao partido um escudo destes? Poderiam perguntar a Marilena Chauí também, ao Singer…esses ai estão sempre desinformando, desinformando inclusive que o Moro tem interesses escusos no pré sal e no Mercosul…hã?

  8. Avatar Antonio Passos disse:

    Janio de Freitas é o maior colunista do Brasil. Não é de se estranhar que seja atacado pela “coxinharada” que atacou até Chico Buarque de Holanda. O Brasil se tornou um país hediondo e se transformou em vergonha no mundo todo. Graças a vocês que lutaram para colocar no governo esta lixarada golpista que enxovalha o país perante o mundo. Janio diz o mesmo que TODA a imprensa mundial, ou seja, que o Brasil do golpe é parecido com a Alemanha nazista. O arrependimento já está chegando mais rápido do que era esperado.

  9. Avatar liz1066 disse:

    Dever, devia… Vai saber quais foram as reais razões. Mas tudo bem, né? Eliane escreve hj no Estadão e podemos continuar a ler análises realmente bem feitas.
    Jânio, se demitido, decerto tb estaria contratado por algum outro órgão. Ou não?

  10. Avatar Jairo de Mmedronha disse:

    Caro Irapuan, você não tem estatura e identidade para criticar desta forma o jornalista Janio de Freias Cunha, mais conhecido como Janio de Freitas. Janio de Freitas talvez seja – com respeito aos demais jornalistas – um dos poucos profissionais críveis e corajosos da imprensa neste país. Ele tem identidade e lastro moral ético, algo que falta à maioria dos jornalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.