Irapuan Costa Junior
Irapuan Costa Junior

Comissão da Verdade responsabiliza Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo petrolão

Mário César Flores: o ex-ministro da Marinha percebe que argumentos da Comissão Nacional da Verdade servem para “incriminar” a presidente Dilma Rousseff e o  ex-presidente Lula da Silva no caso da corrupção na Petrobrás | Foto: Solan Soares

Mário César Flores: o ex-ministro da Marinha percebe que argumentos da Comissão Nacional da Verdade servem para “incriminar” a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva no caso da corrupção na Petrobrás | Foto: Solan Soares

O almirante da reserva Mário César Flores é um dos mais qualificados intelectuais brasileiros vivos. O leitor deve se lembrar dele por ter sido ministro da Marinha no governo Fernando Collor. Foi também ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos no governo Itamar Franco. Flores publicou, que eu saiba, sete livros sobre defesa e poder militar. Talvez tenha escrito outros. Cidadão educadíssimo, além de inteligente e culto, mesmo na re­ser­va não seria dispensado de prestar serviço a nenhum governo, se não existisse enorme preconceito contra os militares. Preconceito que vem desde que Fernando Henrique Car­doso, a esquerda, chegou ao go­verno. É uma pena, pois quem per­de, ao deixá-lo na prateleira, é o Brasil.

Do alto de seus 83 anos, Mário Cesar Flores, dono de uma lucidez invejável, de um raciocínio tão preciso quanto arguto e de muita experiência, seria melhor ministro da Defesa que qualquer um dos que já ocuparam a pasta. Ou do Planeja­men­to, ou de outra meia dúzia de ministérios, hoje nas mãos de nulidades absolutas.

Ninguém na imprensa ou na oposição percebeu, mas não passou batido para Mário César Flo­res: a Comissão Nacional da Ver­da­de responsabilizou integralmente Lula e Dilma por toda a rou­ba­lheira da Petrobrás. Res­pon­sabilidade mes­mo, condizente com as penas da lei. Explico, ou melhor, o almirante Flores explica: a dita Comissão Nacional da Verdade, em seu relatório, responsabilizou os ex-presidentes do regime militar por todos os excessos cometidos pela repressão contra presos políticos. Respon­sabilizou também os ministros militares da época, bem como os comandantes dos Exércitos e de unidades militares onde podem ter ocorrido violações de direitos humanos. No entender da tal Comissão essas autoridades são responsáveis por tais crimes, pelo fato de ocuparem postos mais altos na cadeia de comando em que foram cometidos. Ainda no entender dos “brilhantes” membros da Comissão essa posição na hierarquia os faz, irretorquivelmente, culpados. O recurso ao “eu não sabia” é integralmente repelido pela dita Comissão Nacional da Verdade.

A seguir, pois, os critérios da Comissão, Lula e Dilma respondem pela roubalheira da Petro­brás, como presidentes da Re­pública. Há ainda o agravante de Dilma ter ocupado a presidência do conselho de administração da Petrobrás, e ambos, Lula e Dilma, terem como próximos, quase de casa, elementos-chave nos desvios de dinheiro público, como Paulo Roberto Costa. Meta­fo­ri­camente, na interpretação da dita Comissão Nacional da Verdade, a “tortura” a que foi submetida a Petrobrás pela “ditadura” petista instalada no país, tem Lula e Dilma como responsáveis iniludíveis. Responsáveis “político-administrativos”, como presidentes. Dilma mais responsável ainda, pois chefiou um dos “centros de tortura” onde foi vitimada a Pe­trobrás: o conselho de ad­mi­nis­tração da empresa. E Lula e Dil­ma conviveram, fraternalmente com os “torturadores” Paulo Ro­berto Costa, José Sergio Gabrielli e Renato Duque, entre outros.

A qualidade de Joaquim Levy é útil para esconder falta de qualidade de ministros

Esvaiu-se muito rapidamente o sentimento de alívio com a escolha de Joaquim Le­vy para o Ministério da Fazenda. A meritocracia na formação do novo ministério virou fumaça com o anúncio dos 13 ministros da segunda leva. O critério é o mesmo dos governos anteriores: loteamento da Esplanada dos Ministérios entre os partidos que dão apoio ao governo, sem a menor preocupação (que poderia facilmente ser exercida) com a identidade e a capacidade dos ministros em relação às pastas que ocuparão.

A presidente Dilma Rous­­seff poderia, sim, exercer seu “governo de coalizão”, mas diminuindo os prejuízos dessa prática fisiológica com a exigência de que os partidos “coligados” apontassem nomes adequados, técnica e eticamente, para as pastas a serem preenchidas. É impossível que não existam esses nomes; apenas não são convenientes para a prática política atual, que acaba redundando em escândalos. Dilma e Lula parecem não aprender nada de bom e nem esquecer nada de mau. Ao que parece, nem a Dilma do segundo mandato aprendeu com a Dilma do primeiro. E lições não faltaram, o que não diz muito de bom sobre a inteligência da aluna.

Tomemos um exemplo de como as coisas pioram no quintal governista: Aldo Rebelo será o novo ministro de Ciência e Tecnologia. Se no ministério anterior um Edison Lobão, por exemplo, nada possuía no curriculum que o ligasse à pasta de Minas e Energia, que ocupou por indicação do PMDB (leia-se José Sarney), no atual, um Aldo Rebelo ostenta sérios predicados que o contraindicam para a pasta de Ciência e Tecnologia, que vai ocupar por indicação do PCdoB.

Uma imprensa livre nos faz lembrar de fatos como esses: Aldo Rebelo, como deputado, foi autor de projeto contra o uso de computadores no serviço público, pois poderiam “eliminar postos de serviço” na burocracia estatal; pretendia “dar cidadania brasileira” à jaqueira, quando se sabe que essa árvore é natural da Índia; pretendia proibir o uso das palavras imperialistas como “computador” e “mouse”, que deveriam, obrigatoriamente dar lugar, respectivamente, a “ordenador” e “rato” em nosso vernáculo; confessa-se “devoto do materialismo dialético como ciência da natureza”, e não acredita que exista influência humana no aquecimento global, vendo nos movimentos de preservação ambiental “um movimento internacional que é uma cabeça de ponte do imperialismo”.

Aldo Rebelo: o ministro das ideias arcaicas vai dirigir o setor de ciência e tecnologia do governo Dilma Rousseff | Foto: Agência Brasil

Aldo Rebelo: o ministro das ideias arcaicas vai dirigir o setor de ciência e tecnologia do governo Dilma Rousseff | Foto: Agência Brasil

Não pode ser bom da cabeça quem ainda julga Stálin o “condutor genial dos povos”; quem admirou (até sua libertação do atraso comunista) a pobre e subdesenvolvida Albânia como um exemplo de sociedade; quem ainda vê nos dias de hoje uma luta filosófica entre positivismo e comunismo no interpretar a natureza e quem enxerga escondido atrás de cada porta o monstro capitalista-imperialista pronto a saltar sobre o passante. Aldo Rebelo é, segundo os que o conhecem, muito educado, calmo, agradável. Deve ser um bom chefe de família, carinhoso com os animais e um bom colega deputado.

Mas é bom lembrar que assim também eram, quando não tinham o poder burocrático e ideológico, os chefes dos campos de concentração nazistas. Graças à imprensa, sabemos o que esperar do novo ministério, se tomamos Aldo Rebelo como amostra. Se o leitor deseja saber mais, a imprensa desse final de ano é pródiga em apreciações abalizadas sobre essa nomeação.

Veja-se no jornal “O Globo” artigos de Cora Ró­nai e de Merval Pereira. Leia-se na “Folha de S. Paulo” as colunas de Mauricio Tuffani e de Reinaldo José Lopes. E conclua-se, partindo das revelações sobre o “companheiro” Aldo Rebelo, porque existe a verdadeira obsessão, o imorredouro desejo petista de “regular a mídia”, eufemismo puro e simples para a censura à imprensa. Grupos empresariais de informação como “O Globo” e a “Folha de S. Paulo” são, na cartilha petista, exemplos de conglomerados que devem ser esquartejados e assim melhor dominados. Afinal publicam muita coisa, muitas verdades de que o governo petista (e qualquer governo) não gosta. E no ideal imaginário desses militantes, imprensa boa mesmo, só a oficial, como a cubana. Lá o jornal (único, pode-se dizer) é o “Gran­ma”. Se o mesmo vier a acontecer aqui, já se sabe: o jornal único, alimento espiritual da “esquerda revolucionária”, não poderá ter nome mais apropriado do que Grama. l

20 respostas para “Comissão da Verdade responsabiliza Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo petrolão”

  1. Avatar Denis Monteiro disse:

    A cada dia que passa, nos sentimos mais enojados e enlameados com a situação do “País brasil”.

  2. Avatar togo yeda disse:

    já deu muito “BLABL BLABLA-estamos cansados desse BLABLA BLABLÁ, ou o povo toma as medidas cabíveis, ou vamos acabar virando uma VENEZUELA QUE JÁ ESTÃO COMEÇANDO A REBELAREM, OU VAMOS FICAR NAS MÃOS DOS CUBANOS. POVO VAMOS TOMAR AS ATITUDES JÁ, POVO NAS RUAS, DEIXEM AS FFAA, CUIDAREM DAS NOSSAS FRONTEIRAS PARA BARRAR FUTUROS ALIADOS DOS PETRALHAS. JÁ ESTÁ PASSANDO DA HORA, VAMOS ACABAR NOS AFUDANDO, QUANDO ABRIRMOS NOSSAS CASAS DAREMOS DE CARA COM BANDEIRAS VERMELHAS PREGADAS EM NOSSAS CARAS

  3. Avatar LEILAM disse:

    Ah, que saudade dos militares!

  4. Avatar Ricardo Ribeiro Romeiro disse:

    Não poderia ser mais brilhante a conclusão do Almirante Flores. A imputação de responsabilidades pela Comissão Nacional da Verdade traduz a mesma responsabilidade aos presidentes do PT pelas falcatruas cometidas em todas as estâncias administrativas do País, inclusive nas Jurídicas.

  5. Avatar showriso disse:

    Para entender o que é colocado, necessário é que se tenha capacidade d interpretação de texto básica. Este não é o caso da comissão da verdade nem de qualquer um petista. Mesmo na esfera do STF, talvez jamais entendam que o verdadeiro rsponsávell é o líder e não o soldado. Isso foi o que a comissão concluiu e portanto, com isso estabelece jurisprudência para a responsabilidade de Lula e Dilma. Difícil será eles deixar de utilizar dois pesos e duas medidas.

  6. Avatar walterdalfonso disse:

    Todos sabem que eles são os responsaveis
    (ladrões), porque ninguém prende???

  7. Avatar ernesto carneiro disse:

    Diante destes lobos famintos, incompetentes, corruptos, dirigindo ministérios importantes. ( podemos afirmar que estamos no mato sem cachorro).Desta forma,
    espero que as forças armadas não sejam contaminadas.
    Dr. Irapuan, parabéns pelo conhecimento e pelas verdades.
    Ernesto Carneiro

  8. Avatar Araantes disse:

    Isto tudo são, “azidéias das zelites de zolhos azuis”. Que decepção, eu acreditava. Olha o lamaçal aí gente. O pior é que não estanca a sangria.

  9. Avatar Araantes disse:

    Nunca entendi, como alguem de sã consciencia pagaria R$ 400.000,00 para Lula fazer uma palestra. Até ser mostrado que as construtoras envolvidas no petrolão são as contratantes destas.

  10. Avatar Arthur Silva Junior disse:

    Não é possível vincular a presidência da republica aos atos praticados por funcionários subalternos da Petrobras. As violações ocorreram a revelia da presidente. Já no que se refere aos abuso cometidos na vigência do regime militar não era apenas de de total conhecimento do governo, como também orientado por eles. Fazia parte da lógica da ditadura a aplicação de tortura para obtenção de informações. A situação é similar à condenação de José Dirceu e José Genoino. Mesmo não havendo provas , foram condenados. Não havia como negar o desconhecimento por parte da direção do partido.

    • Avatar Wilson disse:

      Vc deve ser junior mesmo hein cara, quem viveu a ditadura sente uma saudade enorme daquele tempo. O único erro dos militares foi deixar essa corja que esta ai no poder vivos, tanta gente boa morreu por um ideal que esta ai!!! Governando o nosso pais, pois é, os bons morreram e os maus voltaram do exílio pra fazer essa merda que esta ai.

  11. Avatar MARCÍLIO NOVAES MAXXON disse:

    O GOVERNO DILMA, JÁ SE TORNOU REFÉM DE INTERESSES MENORES DO MUNDO POLÍTICO

    O
    caminho é a transparência e a abertura de todas as gavetas do Palácio
    do Planalto, até para que haja respeito à governabilidade, e para isso
    não vejo outra saída, se não a renúncia da senhora presidenta. Para que
    ela tome consciência disso encaminhamos o Ofício abaixo, em 04 de
    fevereiro do corrente. É preciso que se evite uma intervenção militar, o
    ministro da defesa é um fraco e inabil, e assim é todo o governo com
    raras exceções. Só se nomeia para roubar, isso já está comprovado pelos
    FATOS do dia-a-dia, desde que o PT assumiu. Também, em escala menor,
    mais tão grave quanto, o governo do farsante FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,
    mentiroso, traidor e manipulador ordinário, que se tornou presidente
    puchando o saco do ITAMAR FRANCO que inocentemente acreditou nesse
    vagabundo. Não deveria estar como palpiteiro nesse momento. Ficar
    calado, e em conpleto silência ajudaria grandemente o País. E o que é
    pior, não temos líderes, o Brasil, tornou-se um deserto de Homens e
    valores no ambiente político. Por que isso? Quem são os culpados?

    Em
    1986, o PDS, partido que vinha da ditadura, que tinha 220
    parlamentares, mais eram líderes de suas regiões, de todo o Brasil.
    Sofreu um duro ataque da imprensa pela Rede Glogo de Televisão. Naquele
    momento a Globo buscava desmoralizar o Congresso Nacional. Dizia
    repetida vezes na abertura do Jornal Nacional, que o PDS, era um partido
    de anciões, o mais novo tinha 65 anos, etc. Apresentava a imagem do
    Congresso Nacional, na TV, tendo na imagem a frente do Congresso, a
    tenda de um picadeiro de circo que ali estava estratégicamente colocado,
    visando a desmoralização de tudo e todos. Essa imagem era assim
    distribuida a toda a mídia, e assim saia nas capas das principais
    revistas e jornais.

    A
    Ditadura cometeu erros sim, e muito graves contra a sociedade, mais
    quem derrotou a ditadura, foram os próprios militares. Com destaques
    pelos demais, aos nomes dos Generais Golbery do Couto e Silva, e João
    Baptista de Oliveira Figueiredo. É uma questão de justiça, e de sua
    bravura o legítimo reconhecimento disso.

    Mas
    para se entender 1964, é preciso antes entender 63. Que é o mesmo que
    assistimos hoje, todos os dias, o assalto da esquerda latina ao erário, a
    farsa, a mentira, a corrupção extrema contra as nossas instituições
    democráticas. A democracia que está aí é uma farsa. Pois ela é
    violentada todos os dias. Os FATOS provam que o que acontece no BRASIL
    de hoje, é a vontade dessa turma que está no Poder, de vir a implantar
    uma ditadura de esquerda, com uma terrorista psicótica que presidi o
    País. Também não podemos correr o risco de vir a ter uma elementar bem
    intencionada, se dizendo virgem, e desprovida de visão como a Marina
    Silva, governando o BRASIL. Todos os nomes e Partidos estão contaminados
    e representam um risco. É preciso DESCONTAMINAR. O caso não se
    restringe a o caso PETROBRAS.

    Esse
    processo político, se iniciar com o governo FHC, quando que para a sua
    reeleição, obrigou em troca de Ministérios aos partidos da sua coalisão
    de sustentação, a que todos os partidos não lançassem candidatos à
    Presidência, mais apoiassem o seu nome por unanimidade. Essa decisão por
    unanimidade, levou o BRASIL, a esse deserto de lideranças e valores de
    hoje, e foi copiado pelo PT, para se perpetuar no poder. Daí a origem do
    mensalão, Lava-Jato, escândalos que começam a parecer no BNDES, Fundos
    de Pensão, e o que ainda vai aparecer desse lixo. Portanto nenhum que se
    diz autoridade hoje, tem moral para remover esse lixo que está abaixo
    do tapete de seus Palácios, gabinetes e diretorias.

    O
    PT em tudo busca distorcer os FATOS, as provas, a verdade. Basta vê as
    declarações de seu presidente nacional, é uma vergonha.

    É uma vergonha o que vemos hoje em toda a américa latina. Corrupção, é
    hoje um estratagema político, que visa converte os nossos Países, em um
    bolivarianismo ditatorial de esquerda, usando para o alcance desses
    objetivos subversivos, as nossas instituições democráticas. Ninguém,
    aguenta mais o sr. Maduro, Cristina ou a mais idiota DILMA ROUSSEFF.
    Nossos Países merece algo melhor. Essa gente não pensa em
    desenvolvimento, em saúde,segurança ou educação. Estão implantando uma
    ditadura, com o disface de estado de direito. Só pensam em roubar, e
    destruir as nossas instituições. Subvertaram tudo, é uma vergonha, e
    nada podemos fazer. Essa gente não pode continuar a frente dos nossos
    estados partes.
    O MERCOSUL, deve ser avaliado como uma construção
    social,econômica,cultural,política e estratégica dinâmica. Um processo
    de desafios, crises e perspectivas em aberto, cujo futuro será definido
    pelas convergências e divergências entre seus Estados partes sobre o que
    é o MERCOSUL.
    Não podemos mais permitir esse atraso, que esses
    criminosos políticos estão a impor as nossas vidas, e ao nosso Desenvolvimento. Termos que
    acabar com essa CORRUPÇÃO, que estar destruindo tudo, vejam o assalto a
    nossa PETROBRAS, causado pelo Governo do PT. BASTA!!!

    *Leiam, abaixo o nosso Ofício:

    Ofício da Presidência da CONPETRO Nº 15345/15 – CONFIDENCIAL/URGENTE

    “Na
    democracia, o processo de formação das políticas públicas demanda
    participação de todos os segmentos da sociedade civil, informação
    confiável, representação qualificada, transparência e ética.”

    São Paulo, 04 de fevereiro de 2015

    A

    Sua Excelência a Senhora

    Presidenta DILMA ROUSSEFF

    Presidenta da República Federativa do Brasil

    Palácio do Planalto

    Brasília-DF.

    Assunto: CRISE NA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. – PETROBRAS.

    EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    Cumprimentando-a
    cordialmente, e diante do caos instalado na Petróleo Brasileiro S.A. –
    PETROBRAS, pela incompetente e corrupta gestão do governo de Vossa
    Excelência, de forma comprovada pelos FATOS releventes denunciados a
    Nação, venho colocar as nossas preocupações com os destinos da PETROBRAS
    e de projetos estratégicos para o desenvolvimento do País.

    A
    nossa preocupação é com o BRASIL, é com o nosso desenvolvimento
    sócio-econômico, pois somos Líderes do Desenvolvimento. Homens de Ação,
    Fazimento e Realização. E não compactuamos com isso.

    Não
    existe paralelo na história, para comparar tão grave gestão da senhora a
    frente da Presidência da República, e Graça Foster, na PETROBRAS.
    Poderia comparar a gestão do Imperador Nero Cláudio Augusto Germânico,
    imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã. Que pois fogo em Roma,
    destruindo parte da cidade, e matando milhares de pessoas inocentes.
    Enquanto cantava, tocando lira vendo a cidade que queimava em chamas.
    Creio que vocês duas tem algo em comum, com esse todo poderoso senhor,
    se não, ao menos a loucura. O que já é muito grave.

    A
    PETROBRAS, exige rigorosas precauções de segurança imediatas. O quadro é
    muito mais grave, do que já foi até aqui apresentado. E alertamos sobre
    isso quando da nomeação da senhora Graça Foster. O detalhe curioso –
    trágico talvez seja a expressão mais adequada – é que ninguém no corpo
    diretivo da empresa, da Diretoria Executiva ao Conselho de
    Administração, tem a menor idéia do tamanho dessa sujeira ou melhor,
    patifaria do seu governo. Os valores desse rombo, com a corrupção são
    uma incógnita, e ainda serão muito maiores. Pois só um contrato firmado
    por Sérgio Gabrielli, com a W.Torre, foi de US$ 25 bilhões de dólares
    para a construção de plataformas para o Pré-Sal do PT. Isso é crime de
    lesa-pátria que exige a prisão de todos os envolvidos, e ainda a
    renúncia da senhora da Presidência da República. Como a senhora mesmo
    diz: doa em quem doer.

    Nesse
    instante, hoje, 04 de fevereiro de 2015, encontra-se, sob grave ameaça o
    futuro da PETROBRAS. O mega investidor George Soros, está investindo
    bilhões de dólares na compra de ações da PETROBRAS a preço de banana. A
    Securities and Exchange Commission – SEC, já estar formalizando as
    denúncias contra a PETROBRAS. A senhora e outras autoridades e outros
    exs do seu governo, são citados formalmente por ter assinado prospectos
    que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS
    (American Depositary Share) que são discutidos nesses processos. A Price
    “repetidas vezes emitiu opiniões de auditorias qualificadas” sobre os
    resultados financeiros da Petrobras no período coberto pelas ações
    judiciais, que vai de maio de 2010 a novembro do ano passado. E com
    excessão do acobertamento da verdade, nada foi feito pelo governo de
    Vossa Excelência, até aqui. Os
    investidores têm direito à reparação porque a Petrobras teria divulgado
    por vários anos, balanços que induziram os acionistas a erro,
    comprovando assim a FRAUDE. Não vejo a ABIN, ou a Secretaria de Assuntos
    Estratégicos, preocupados e analisando com isso, ou na elaboração de
    estratégias para se reverter esse cenário grave a nossa frente.

    Agora
    chegamos a hora da verdade. E a verdade vencerá. Não é terceiro turno,
    como líderes do seu partido gostam de dizer e inventar. É a nossa
    realidade. Não existe estado de direito com robalheira, com mentiras, e
    com a FRAUDE. Infelizmente essa é a imagem do seu governo, assim também
    foi o de FHC. O Brasil, precisa de novos líderes, e de fazedores o meu
    País não é isso. Trabalhamos pelo BRASIL. Pelo desenvolvimento, pela a
    Ordem e Progresso, que estão no centro da minha bandeira. A senhora que
    foi quando jovem, uma mulher que arriscou sua própria vida por isso, e
    teve a oportunidade, dada por DEUS, apesar de não acreditar em sua
    existência. Não podia ter deixado isso nunca acontecer. Justamente em
    seu governo.

    Tudo isso é grave, e irreversível agora.Pois como bem o definiu o imperador Nero:

    “Sero. Haec est fides.”
    – Tradução inglesa: It is too late. This is fidelity.
    – Tradução portuguesa: Está tarde demais. Isto é o fim.
    – Nero, imperador romano, antes de morrer

    Não
    se para um projeto como o do COMPERJ, ou de ABREU e LIMA. Isso gera
    rapidamente o sucateamento, e a perda de tudo o que foi investido. O
    ritmo lento nas obras da refinaria também é um recurso para que a
    empresa consiga reduzir o investimento em 2015. Assim como a paralisação
    nas obras da unidade de fertilizantes do Mato Grosso do Sul devido ao
    rompimento do contrato com os construtores no fim de 2014 e a venda e
    ativos programada para o fim de 2015 no valor de R$ 3 bilhões.

    Mas
    agora é a hora de agir pois depois pode ser muito tarde. É preciso dar
    um verdadeiro choque de governança na Petrobras para reconquistar a
    confiança da sociedade brasileira e dos investidores.

    Nesse
    contexto, a bem do Brasil, a única autoridade com envergadura moral e
    política para enfrentar essa tsunami gigantesca contra os interesses do
    Brasil, e da PETROBRAS, é o Vice-Presidente da República Dr. MICHEL TEMER,
    assumindo uma espécie de coordenação,intervenção, para escolha de quem
    deve presidir a Petrobras e seus novos diretores. Ele tem a Confiança da
    Nação e do Mercado e foi legitimamente eleito, ele é o garantidor do
    Estado Democratico de Direito. E isso abriria os canais políticos
    necessários para um acordo contra esses interesses internacionais. essa
    diretoria deverá ser exclussivamente feita por profissionais de carreira
    da PETROBRAS, sem vínculo político partidario. Sua experiência
    Política, e sua Autoridade Moral, são as ferramentas necessarias para se
    fazer essa cirurgia de salvação. Pois o seu governo foi incompetente na
    defesa dos interesses do BRASIL.

    Atenciosamente,

    MARCÍLIO NOVAES MAXXON
    Presidente da CONPETRO
    CONPETRO – Confederação Nacional do Petróleo,
    Gás Natural, Biocombustíveis e Energias Renováveis

    http://www.conpetro.com.br
    http://www.marcilionovaesmaxxon.com

  12. Avatar Sonia Barbosa Claudio Alves disse:

    povinho nojento esses petistas

  13. Avatar Orato Queruge disse:

    DILLMA, LULLA E COLLOR SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

    O SR PAULO OKAMOTO BRAÇO DIREITO DO EX PRESIDENTE LULA, E O PRÓPRIO EX-PRESIDENTE ESTÃO ENVOLVIDOS NOS ESCANDALOS DO MENSALÃO, PETROLÃO E MAIS A FRENTE DO BNDES QUE JA VEM SENDO INVESTIGADO PELA POLICIA FEDERAL, PARA ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES E DESVIAR A ATENÇÃO DA MÍDIA, FOI ARQUITETADO ESTE EMBUSTE PARA QUE TODOS PENSASSEM QUE TERRORISTAS QUISSESSEM DERRUBAR O INSTITUTO LULA COM UMA BOMBINHA CASEIRA DE BAIXO PODER DE DESTRUIÇÃO. TIREM SUAS CONCLUSÕES QUEM ESTA NOVAMENTE MENTINDO PARA O POVO. TRÁGICO, TRÁGICO!!!

    NÃO TENHAM MEDO DE CARA FEIA, DENUNCIEM ESTES CANALHAS.

  14. Avatar Márcio Salvador disse:

    A que ponto levaram o Brasil!!

  15. Avatar Márcio Salvador disse:

    Um grande país sendo dilapidado em nome de interesses meramente pessoais e políticos cujo maiores pagadores das dívidas contraídas são os mais carentes e abandonados a própria sorte. Mandar para a cadeia não basta, requer-se que hajam mecanismos eficazes de punição e não leis e aplicações de leis que favoreçam a disseminação da impunidade como as famigeradas progressões de penas. Enquanto não houver correções adequadas de nada adiantará, será apenas mais um espetáculo circense que a própria população não mais acreditará e cujos culpados são os detentores do poder nas três esferas de governo.

    • Avatar jeferson disse:

      Com todo esse escândalo o que mais me deixa mais revoltado é que a imprensa não fala nada , assisti o fantástico ontem e me deu nojo, estava esperando uma mega materia sobre os escândalos que esta abalando o Brasil e nada …..

  16. Avatar Goethe-Br disse:

    …-n’uma breve mas aguçada análise, como ex militar na ativa durante os “anos de chumbo”, por isso viví e conveví com realidade brasileira nos anos tétricos e ca
    vernosos da ditadura militar e que hoje, vejo saudosistas dos desmandos dos “sol
    dos”,que na época despreparados para conduzirem os destinos da nação,embora alguns ,com mais senso de verdadeiro patriotismo, sonhavam em entregar o com
    mando da nação aos patrões que pagam a conta-os civís, como manda o bom senso…mas temerosos de possíveis revídes…e de ter que dar explicações a na
    ção e ao mundo ,se tornava difícil uma fórmula de como passar”o bastão”…-“aba
    caxí de caroço”…se atentarmos para o fato de que durante aquele período,fora multiplicada a dívida do Brasil por mais de 1000% — construíram-se verdadeiros
    “elefantes brancos”-PONTES QUE LIGAVA O NADA A LUGAR NENHUM…e gras
    savam os comentários, de que entre os saques na,Petrobrás e através dela, já vinha desde tempos imemoriais…-ao constatarmos que a falta de uma verdadeira punição aos verdugos da ditadura ,é que nos faz vermos nos dias atuais ,como se nada houvesse acontecido ,alguns pobres de espírito e raquíticos de idéias exaltando e endeusando um regime de excessões que em muito nos envergonha e enodoa a história deste país…-os super faturamentos das obras eram extratos
    féricos…-tivemos o assessoramento de alguns verdadeiros e bem intencionados militares e brasileiros de uma forma geral… mas,como diz o adágio popular…:”uma andorinha só não faz verão” e a comparação conresponde a realidade…alguns ministros ,bem intencionados …mas tinham que seguirem a cartilha dos soldados que embora” treinados para cumprirem ordens superiores… não eram educados para governar”… nem tinham autoridades legais para se auto proclamarem presi
    dentes da nação…embora ovacionados pelos “eunucos mentais (na época) de Brasília”, que faziam côro com os intimidados bajuladores dos soldados…-ainda hoje, vislumbramos infiltrados entre os vários segmentos da vida nacional,alguns
    “maria-vai-com as-outras” que sonham com o impossível retorno de um regime de excessões…e com a ajuda da imprensa PIG,tentam a qualquer custo instigar a amotinagem as rebeliões e o desrespeito ás instituições de um modo geral…
    -a nação e os militares brasileiros,hoje mais politizados… não serão instrumentos de manobras para facções políticas…e cada um saberá pôr os problemas da nação acima das ambições pessoais…-a todos…- Shallon !…-Goethe-Br

  17. Avatar Angela Simoes Silva disse:

    Nunca vao conseguir Lavar o cerebro de um pais inteiro. Cambadas de corruptos. Lula e Dilma nunca serao esquecidos como os melhores Lideres do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.