Avatar
Frederico Vitor

Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis abre debate sobre trânsito

Prefeito João Gomes durante assinatura do termo de cooperação

Prefeito João Gomes durante assinatura do termo de cooperação

A assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a organização Embarq Brasil marcou o 2º Seminário de Mobilidade Urbana de Anápolis, que aconteceu na semana passada. O evento, em andamento no auditório do Parque Ambiental Ipiranga, é uma realização da administração municipal, via Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), com o objetivo de discutir ações que possam resultar na melhoria do trânsito da cidade em curto e longo prazo. O papel da Embarq Brasil é justamente o de contribuir com o desenvolvimento e implantação de soluções técnica, financeira, econômica, social e ambientalmente sustentável.

No Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo prefeito João Gomes, pela diretora de Desenvolvimento Urbano da Embarq Brasil, Nívea Opper­mann, e a gerente de Relações Estratégicas, Daniely Votto, o principal objetivo estabelecido é a melhoria da qualidade e eficiência do sistema de transporte. O prefeito João Gomes destacou que o aporte da experiência da organização é importante para incrementar o Plano de Mobilidade Urbana (Plamob), retomado com a realização do Seminário.

O diretor da CMTT, Alex Araújo, ressaltou que o trânsito é uma das questões que mais influenciam o cotidiano das pessoas e em Anápolis não é diferente. “Uma das questões do nosso plano são as obras de mobilidade para a implantação dos corredores do transporte público. Quem ainda não conhece ou quer ter mais informações sobre o assunto deve participar do evento”, completou.

3 respostas para “Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis abre debate sobre trânsito”

  1. Avatar Erick disse:

    Anapolis precisa de um anel viario, de viadutos (na esquina do Atende Mais do Estadio) e de uma nova rodoviaria e de mais terminais de onibus para retirar o fluxo de um unico terminal no centro.

  2. Avatar Talita Caetano disse:

    Bom dia. Meu nome é Talita Caetano e aproveito essa noticia para discorrer sobre um assunto que muito me interessa e me diz
    respeito, que é o Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis. Fico muito feliz sem saber, que finalmente, está sendo aprovado o Plano elaborado por mim e uma equipe da USP – São Carlos.

    Estou envolvida
    nesse assunto desde minha graduação, meu projeto final foi relacionado ao
    sistema de transporte público coletivo de Anápolis, onde haviam propostas e
    análises de corredores de ônibus nas principais vias da cidade: Avenida Brasil
    (canteiro central), Avenida Jk, Avenida Presidente Kennedy, Avenida
    Universitária, inclusive continha propostas de elevados na cidade, sendo um
    deles no cruzamento das avenidas Brasil com Goiás. Segue o link do meu
    trabalho, elaborado em 2008: http://www.blogdobraulio.com/2011/02/tfg-remodelacao-do-sistema-de.html

    Com a paixão por essa área e a motivação em otimizar o fluxo de veículos em Anápolis e o sistema de transporte coletivo, cursei mestrado em Planejamento e Operação de Transporte na USP de São Carlos, sendo meu tema de dissertação o Plano de Mobilidade de Anápolis, minha amada cidade. Meu objetivo aplicar meu conhecimento mais aperfeiçoado na minha cidade natal. Com isso, ofereci meus trabalhos à Prefeitura da cidade, junto com uma equipe de São Carlos.

    Realizamos o
    Plano de Mobilidade em 2013, sendo que sua aprovação pelo que conheço só foi
    realizada agora, mais precisamente hoje, dia 22 de setembro de 2015. Como
    sabemos, fomos alvos de críticas, disputas políticas, mesmo sendo nosso
    objetivo ajudar a melhorar a cidade, em nenhum momento buscamos o contrário.
    Mas, é compreensível, que o ego das pessoas as vezes sobressaem aos desejos e necessidades da melhoria. Inclusive, a contratação de outra empresa.

    Inclusive, com o meu estudo fui convidada a publicar um livro: https://www.morebooks.de/store/pt/book/alternativas-para-mobilidade-urbana-sustent%C3%A1vel/isbn/978-3-639-74354-8

    Essa publicação
    foi para mim a confirmação e o reconhecimento do meu trabalho e da minha paixão por essa área. Inclusive, atualmente continuo trabalhando na área em uma empresa multinacional TECTRAN – Grupo SYSTRA e, estou responsável pelo Plano de Mobilidade de Natal.

    Mas de qualquer
    forma, parabenizo a aprovação e a implantação das melhorias por mim analisadas e pela equipe. Fico feliz, que finalmente, poderei ver em minha cidade projetos que impactarão de forma positiva para toda a população.

  3. Avatar talita caetano disse:

    Bom dia. Meu nome é Talita Caetano e venho discorrer sobre um assunto que muito me interessa e me diz respeito, que é o Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis. Fico muito feliz em saber, que finalmente, está sendo aprovado o Plano de Mobilidade e, decepcionada porque não foi dado o devido valor ao estudo elaborado por mim e uma equipe da USP – São Carlos em 2013.

    Estou envolvida nesse assunto desde minha graduação, meu projeto final foi relacionado ao sistema de transporte público coletivo de Anápolis, onde haviam propostas e análises de corredores de ônibus nas principais vias da cidade: Avenida Brasil (canteiro central), Avenida Jk, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Universitária, inclusive continha propostas de elevados na cidade, sendo um deles no cruzamento das avenidas Brasil com Goiás. Segue o link do meu trabalho, elaborado em 2008: http://www.blogdobraulio.com/2011/02/tfg-remodelacao-do-sistema-de.html

    Com a paixão por essa área e a motivação em otimizar o fluxo de veículos em Anápolis e o sistema de transporte coletivo, cursei mestrado em Planejamento e Operação de Transporte na USP de São Carlos, sendo meu tema de dissertação o Plano de Mobilidade de Anápolis, minha amada cidade. Meu objetivo aplicar meu conhecimento mais aperfeiçoado na minha cidade natal. Com isso, ofereci meus trabalhos à Prefeitura da cidade, junto com uma equipe de São Carlos.

    Realizamos o Plano de Mobilidade em 2013 (equipe composta por mestre, doutor e pós doutor em transportes), sendo que sua aprovação pelo que conheço só foi realizada agora, mais precisamente hoje, dia 22 de setembro de 2015. Como sabemos, fomos alvos de críticas, disputas políticas, mesmo sendo nosso objetivo ajudar a melhorar a cidade, em nenhum momento buscamos o contrário. Mas, é compreensível, que o ego das pessoas as vezes sobressaem aos desejos e necessidades da melhoria.

    Inclusive, com o meu estudo fui convidada a publicar um livro: https://www.morebooks.de/store/pt/book/alternativas-para-mobilidade-urbana-sustent%C3%A1vel/isbn/978-3-639-74354-8

    Essa publicação foi para mim a confirmação e o reconhecimento do meu trabalho e da minha paixão por essa área. Inclusive, atualmente continuo trabalhando na área em uma empresa multinacional TECTRAN – Grupo SYSTRA e, estou responsável pelo Plano de Mobilidade de Natal.

    Mas de qualquer forma, parabenizo a aprovação e a implantação das melhorias por mim analisadas e pela equipe. Fico feliz, que finalmente, poderei ver em minha cidade projetos que podem impactar de forma positiva para toda a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.