Vídeo: microrrobôs formam “areia estranha” que sobe paredes e desafia gravidade
24 setembro 2023 às 15h51
COMPARTILHAR
Em um estudo inovador, pesquisadores descobriram que é possível criar uma forma peculiar de areia que desafia a gravidade. As conclusões foram publicadas na revista científica Nature Communications, na semana passada. Durante o experimento, os microrrobôs ascenderam e superaram obstáculos. Dentre os quais, escadas e paredes, embora expostos a um forte campo magnético.
O coordenador da pesquisa, Samuel Wilson-Whitford, do Laboratório de Mistura e Auto-Organização de Partículas da Lehigh University, desenvolveu o comportamento ao girar um ímã sob um frasco contendo partículas de polímero revestido com óxido de ferro.
“Para entender como esses grãos estão fluindo morro acima, calculamos quais são as tensões que os fazem se mover naquela direção”, explicou Whitfort. “Se você tem um ângulo de repouso negativo, então deve ter um coeficiente de atrito negativo. Essas equações de fluxo granular nunca foram derivadas para considerar essas coisas”, arrematou.
De acordo com o pesquisador, um campo magnético mais forte tende a aumentar a coesão e fornece mais tração para a areia “diferentona”. Assim, gera o processo de subir e superar obstáculos mais rápido.
Assista o vídeo que mostra o material nivelado, mas que começa a mover-se para a direita, subir e formar inclinação:
Leia também:
Cientistas capturam imagem inédita de “Sol bebê”
Cientista da NASA vê grande possibilidade de vida alienígena em Vênus