Um eclipse solar ficará visível em partes da América do Sul durante a quarta-feira, 2, segundo o Observatório Nacional. O fenômeno poderá ser parcialmente avistado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul durante o pôr do sol. No entanto, partes no sul da Argentina e do Chile poderão ver o evento de forma mais clara.

Segundo a instituição, o fenômeno conhecido como “anel de fogo” ocorre quando a Lua se posicionar entre o Sol e a terra. Neste caso, a sombra criada não cobrirá totalmente o Sol, por isso a aparência de “anel”.

Conforme a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), o primeiro local que poderá observar o fenômeno é a Ilha da Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, às 16h.

Em Goiás, segundo o Observatório Nacional, o eclipse parcial poderá ser visto a partir de 17h08 e ficará visível até 18h10.

Lembrando que olhar diretamente para um eclipse solar pode danificar gravemente os olhos. A luz intensa do Sol pode queimar a retina, causando cegueira permanente, mesmo em casos no qual a Lua cobre parte do Sol, essa radiação é forte o suficiente para causar lesões. Por isso, o uso de óculos especiais é essencial para observar o fenômeno.

Leia também:

Saiba mais sobre o aguardado eclipse solar total de 8 de abril

8 de abril: Astronautas e observadores compartilharam imagens do eclipse total do Sol