Foi decretado, pelo Executivo estadual e municipal, ponto facultativo de segunda-feira, 20, até às 14h da quarta-feira, 22, em função do Carnaval. Entretanto, as atividades consideradas essenciais, como saúde, policiamento, fiscalização, limpeza urbana, dentre outras, funcionarão em regime de plantão, da seguinte forma:

Goiânia:

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco. Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br.

Durante o período do Carnaval, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará o Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, localizado na Rua Guajajara com a Rua Carijós, no Setor Urias Magalhães, para aplicação dos imunizantes contra a Covid-19, Influenza e a vacinação de rotina. No local, que atenderá normalmente neste período, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Atende Fácil

As unidades do Atende Fácil funcionarão na segunda-feira (20/02) até meio dia, na terça-feira (21/02) estão fechadas, e na quarta-feira (22/02) o atendimento será a partir das 14h.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Comurg

Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção. Os serviços podem ser solicitados pela Central de Atendimento (62) 35248555, aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Lazer

Os parques Mutirama e Zoológico seguem cronograma normal de funcionamento. O horário do Mutirama permanece inalterado no sábado (18/02) e domingo (19/02), com o funcionando das 10h às 16h. De segunda-feira (20/02) a quarta-feira (22/02), o parque de diversões estará fechado. A entrada e utilização de todos os brinquedos em operação são gratuitas.

O Zoológico de Goiânia também não sofrerá alteração em seus dias e horários de funcionamento. A unidade de lazer abre de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. Os ingressos podem ser comprados apenas na bilheteria do local até às 16h. O espaço passa por adequações, que não afetam a funcionalidade. 

Já os Clubes do Povo da Vila Finsocial, na Região Noroeste e o do Rio Jordão, estarão fechados para a população, funcionando apenas para manutenções externas. As atividades do programa “Vida Ativa” voltam na quinta-feira (23/02), a partir das 14h. Já no Clube do Povo Morada Nova, as atividades funcionam até sábado (18/02), no período matutino. As inscrições do programa são limitadas e continuam abertas para jovens, adultos e idosos.

Goiás:

Vapt Vupt

As unidades que possuem expediente aos sábados (em Goiânia e Aparecida de Goiânia) terão funcionamento normal, das 8h às 13h. Na segunda-feira (20/02), as agências de todo o estado estarão fechadas, assim como na terça-feira (21/02) de Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas, as unidades retomam o expediente normal, a partir das 8 horas.

Mesmo com as unidades fechadas, os usuários poderão realizar serviços por meio da plataforma virtual Expresso (expresso.go.gov.br), que disponibiliza mais de 100 opções de serviços públicos estaduais de forma online.

Detran

A sede estará fechada do dia 18/02 até o dia 21/02 e retomará as atividades na quarta-feira (22/02), a partir das 14 horas. No período, devido à manutenção nos sistemas de informática da Secretaria da Economia, não será possível dar baixa em pagamentos de guias em atraso, como IPVA. Contribuintes nessa situação deverão quitar parcelas até sexta-feira (17/02), para evitar apreensões em caso de fiscalização.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) estarão abertas ao público normalmente no sábado (18/02) e segunda-feira (20/02), das 4h às 14h. Na terça-feira (21/02) de Carnaval não haverá atendimento, retornando ao funcionamento normal na quarta-feira (22/02), das 4h às 14h. O setor administrativo funcionará somente na quarta-feira (22/02), conforme decreto.

Saneago

Equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) manterão os trabalhos operacionais nas ruas visando o atendimento de demandas e a realização de serviços. Já o atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido de forma remota, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central, pelo número 0800 645 0115; WhatsApp, (62) 3269-9115; e chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Unidades culturais

Em Goiânia, o Museu Pedro Ludovico estará aberto no sábado (18/02) e domingo (19/02), das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. Na segunda e na terça-feira (20 e 21/02), o museu estará fechado, abrindo novamente às 14h do dia 22/02.

O Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, abrirá no sábado (18/02), das 8h às 17h, e no domingo (19/02), das 8h às 13h. Na segunda e terça-feira (20 e 21/02), o funcionamento será das 8h às 17h. Já na Quarta-feira de Cinzas (22/02), a unidade estará fechada. As demais unidades culturais administradas pelo Governo de Goiás permanecerão fechadas até quarta-feira (22/02).