Senador Canedo inaugura terminal de R$ 9,5 milhões e fortalece transporte metropolitano
19 dezembro 2025 às 20h06

COMPARTILHAR
O município de Senador Canedo recebeu, nesta sexta-feira, 19, um investimento de R$ 9,5 milhões do Governo de Goiás para a reconstrução do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso. A nova estrutura, moderna e tecnológica, passa a atender mais de 15 mil usuários diariamente, consolidando a integração da cidade com a Região Metropolitana de Goiânia e ampliando as opções de deslocamento para a capital e municípios vizinhos.
Ao Jornal Opção, a arquiteta responsável pela obra, Sheila da Silveira, explicou que o projeto do novo terminal foi pensado para trazer qualidade, assim como nos demais empreendimentos da cidade de Senador Canedo. “O objetivo do terminal é trazer qualidade nesse terminal, assim como nos demais para a cidade de Senador Canedo. Mais acessibilidade, organização, limpeza. Então a gente tá aí buscando sempre isso em todas as obras e aqui não seria diferente, principalmente no que diz respeito à estrutura de apoio: sanitários, apoio aos motoristas e demais funcionários”, destacou.
Segundo Sheila, a concepção da obra levou em conta tanto os passageiros quanto os motoristas, mas de forma independente. “Não, é uma estrutura completamente independente. A estrutura que atende aos passageiros, ela é própria, específica para todos os usuários, com sanitários tanto masculino, feminino, acessível masculino e feminino, além do familiar e dos funcionários é completamente separado”, explicou.
Na avaliação da arquiteta, o impacto do novo terminal para a população é expressivo. “É assim, mais do que significante. É de fato a mudança de paradigma. Era um terminal que tinha uma boa estrutura, de cobertura, mas ele não tinha as áreas de apoio que condizem com o resto do terminal. Então, acho que agora a gente tá unindo as duas coisas com mais segurança. Um novo sistema de monitoramento, iluminação e a própria comunicação visual”, afirmou.–
Ela ressaltou ainda que o sistema de segurança foi ampliado para garantir tranquilidade aos usuários. “Sim, sim, todos. A gente tem monitoramento em todo o terminal, sonorização, enfim, de fato é um terminal inteligente, moderno e seguro, com certeza. E mais do que isso, digno aos passageiros, traz dignidade”, concluiu.
Ao Jornal Opção, Caiado ressaltou que a entrega do terminal simboliza não apenas uma obra física, mas um marco de modernização e segurança para o transporte coletivo em Goiás. Ele frisou que o investimento em tecnologia, acessibilidade e infraestrutura coloca o sistema metropolitano em um novo patamar de qualidade, comparável aos melhores modelos do mundo.

“Observem, esta é uma estrutura que representa o que há de mais moderno no mundo. Em Goiás, nunca tivemos algo semelhante. Antes, eram apenas construções degradadas, verdadeiros ‘bunkers’ abandonados. Essa obra foi erguida, se não me falha a memória, em 1996, durante o projeto do Governo Maguito. Desde então, nada foi feito, e deixaram que se deteriorasse. Hoje, entregamos plantas arquitetônicas modernas, com o que há de mais avançado em infraestrutura. O terminal conta com sistema de videomonitoramento (CCTV), câmeras instaladas em pontos estratégicos e segurança plena para todos os usuários”, apontou.
Em coletiva, Caiado reforçou a questão da estrutura. “É um prazer chegar a um terminal como esse, que parece um aeroporto, com o padrão de excelência do Governo de Goiás. O teto foi levantado, painéis novos instalados, indicando a direção, tudo arrumadíssimo, no mesmo padrão de todas as estações e plataformas já reformadas”, frisou Caiado.
O espaço integra o BRT Leste-Oeste e conecta Senador Canedo ao BRT Norte-Sul, reduzindo o tempo de viagem e elevando o padrão de qualidade do transporte coletivo. Entre as melhorias estão iluminação 100% em LED, usina solar fotovoltaica, gerador de emergência, videomonitoramento com reconhecimento facial, sanitários reconstruídos e displays eletrônicos com previsão de viagens em tempo real.
“Mais que uma obra, esse terminal significa o sucesso dessa parceria entre o governador Ronaldo Caiado e todos os prefeitos de Goiás. É uma obra bonita, de alta qualidade, que vai facilitar a vida de muita gente”, destacou o prefeito Fernando Pellozo, ao anunciar a criação da linha 364, ligando Senador Canedo ao Terminal Isidória.
Leia também:
Com Propag, Alego aprova PEC que altera régua fiscal e teto de gastos em Goiás
