A prefeitura de Senador Canedo oficializa, nesta sexta-feira, 3, o lançamento do projeto Segurança Colaborativa, iniciativa que integra o programa estadual Conecta Goiás e busca ampliar a proteção dos moradores por meio de uma rede inteligente de videomonitoramento. O evento será no Auditório do Paço Municipal e contará com a presença de autoridades locais e representantes do setor privado.

O projeto é fruto da parceria entre o município, o Governo de Goiás, a Fecomércio e o Siese, e propõe a integração de câmeras externas de empresas privadas, como as do grupo O Boticário, que já aderiram ao programa, ao sistema municipal de segurança. Os equipamentos, voltados para vias públicas, passam a ser conectados à central de monitoramento da cidade, como a Gecon (central onde os Guarda Civil Municipal recebem as demandas via rádio), permitindo resposta imediata por parte da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.

Em entrevista ao Jornal Opção, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB), destacou o impacto da iniciativa. “Hoje temos a união da Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil, mas agora ganhamos o reforço de toda a população, especialmente dos comerciantes que aderirem ao Segurança Colaborativa. Ou seja, tem esse programa do governo do Estado, que é o Conecta Goiás. Então agora juntou todo mundo: sociedade, estado e governo. Então agora juntou todo mundo: sociedade e governo. Os comerciantes ganham o monitoramento e a gente usa os equipamentos deles para triplicar a segurança, que já vem mostrando melhora ao longo dos anos”, disse.

Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Senador Canedo

A integração entre poder público e empresas privadas, segundo o prefeito, deve melhorar significativamente a prevenção e a resposta em situações de risco. “O monitoramento fica conectado à nossa central e a nossa central de monitoramento. Ou seja, agora tem uma relação já com os agentes de segurança, seja Polícia Militar, seja Guarda Civil”, apontou.

A primeira fase do projeto prevê a instalação de oito novos totens de segurança em pontos estratégicos da cidade. Empresas que antes participavam em caráter de teste agora passam a integrar oficialmente o sistema.

“Empresas que estavam funcionando a caráter de teste agora passam a ser oficiais. De início, estão previstas a instalação de mais oito totens em pontos estratégicos da cidade. Essa parceria só vai ampliando. A gente vai ampliando a nossa central de monitoramento, a população vai aumentando a sua participação e isso vai fechando o cerco contra a falta de segurança”, afirmou Pellozo.

O prefeito também destacou o interesse crescente por parte de comerciantes e industriais em aderir ao projeto. “Tem um interesse muito grande por parte dos comerciantes e dos industriais. Já existe um pouco de câmera e tudo, agora isso toma outra dimensão. Amanhã a gente faz uma divulgação e esse projeto toma conta da cidade”, disse.

Sobre o papel do programa estadual Conecta Goiás, Pellozo foi enfático ao reconhecer sua importância. “Todo o estado melhorou muito os índices de segurança. Essa união entre prefeitura e governo do estado é imprescindível. Foi ela que permitiu que a gente conseguisse melhorar tanto, colocando Senador Canedo como a quinta cidade mais segura do Centro-Oeste, não só do estado de Goiás”, apontou.

Pellozo apontou que prefeitura planeja ampliar a central de monitoramento e incentivar ainda mais a adesão de empresas locais. A expectativa é consolidar Senador Canedo como referência nacional em segurança urbana colaborativa. “O objetivo é tornar a cidade cada vez mais segura, com cobertura de monitoramento e ação da Guarda Civil e da Polícia”, concluiu o prefeito.

Leia também:

Laura Bueno e Aylton Vechi são favoritos para substituir a desembargadora Beatriz Figueiredo no TJ-GO

Prefeitura de Goiânia corta investimentos em 27%, aponta prestação de contas

Goiás contará com novo plano para combate da violência sexual contra crianças e adolescentes