Senador Canedo completa 34 anos de emancipação política nesta semana. Sede do maior polo petroquímico do Centro-Oeste, a comemoração do aniversário da cidade terá desfile cívico-militar na Avenida Dom Emanuel, a partir das 9h, e show com a dupla Jorge & Mateus, na antiga Estação Ferroviária com entrada gratuita em 1º de junho.

O primeiro nome da cidade foi Esplanada, rota de grandes boiadas e de atividades agrícolas. Até o ano de 1953 foi um povoado de Bela Vista de Goiás, até ser elevado ao distrito de Goiânia. Um grande marco foi a chegada da ferrovia, com a estação de Senador Canedo, inaugurada em 1950. O nome era homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo, antigo proprietário das terras, primeiro político goiano representante no Senado Federal. Pouco tempo depois, o local tinha um novo nome, e dezenas de novos moradores que vieram com a obra dos trilhos e, mais tarde, com o desenvolvimento do transporte férreo. 

Senador Canedo na década de 1980, teve outro importante crescimento populacional, com a chegada do transporte coletivo e o projeto do então governador Henrique Santillo, o Goiás Hortigranjeiro. Foi o período do surgimento de novas escolas, de ensino fundamental e também ensino médio, com a implantação do Colégio Pedro Xavier Teixeira. E pela Lei 10.435, de 9 de janeiro de 1989, teve sua emancipação autorizada pela Assembleia Legislativa. No dia 1º de junho teve a primeira eleição, com a abertura da Câmara Municipal de Vereadores e votação do primeiro prefeito. 

Crescimento populacional e da economia

Cidade que cresce – Não só em números econômicos, o município se destaca como um dos mais promissores de Goiás. É uma das dez cidades que mais contribuem para o Produto Interno Bruto de Goiás, de acordo com cálculos do Instituto Mauro Borges, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Senador Canedo é também destaque no crescimento populacional, que ganha novos moradores continuamente. A cidade tem em torno de 130 bairros e 9 distritos industriais. No último Censo, o IBGE estima mais de 153 mil habitantes.

Investimento em segurança

Qualidade de vida é destaque, com investimentos em diferentes setores. A segurança pública, conta com amplo monitoramento, com mais de 1,5 mil câmeras espalhadas por toda cidade, policiamento preventivo e ostensivo. Construção e reformas de praças e espaços públicos, criação de novas vagas na educação, com incentivo a professores e servidores públicos fazem parte da realidade atual de Senador Canedo. Grandes obras que mudam a infraestrutura da cidade estão em curso. O saneamento básico e demais áreas para permitir o crescimento sustentável de Senador Canedo ganham atenção especial.