Secretário de Saúde nomeado por Rogério Cruz deixa o cargo; entenda
16 dezembro 2024 às 14h53
COMPARTILHAR
O secretário de Saúde de Goiânia, Pedro Guilherme Gioia entregou o cargo de secretário de Saúde de Goiânia. Ele assumiu a pasta após a saída de Cynara Mathia, que ficou uma semana no comando da Secretaria depois da prisão de Wilson Pollara, ex-secretário; Quesede Henrique, ex-secretário Executivo; e de Bruno Viana, diretor financeiro.
Em nota, Gioia afirmou que diante do atual processo de intervenção do Estado na saúde entendeu que a figura de um secretário é dispensável. “A secretaria enfrenta um momento desafiador que exige decisões rápidas, objetivas e centralizadas. Para isso, é fundamental contar com um único tomador de decisões, evitando fluxos diferenciados ou dispersos que comprometam a agilidade na resolução dos problemas”, afirmou
Gioia assumiu após a então secretária nomeada pelo prefeito Rogério Cruz, ficar uma semana na pasta. No dia 9 de Dezembro, a Justiça acatou, por unanimidade, o pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO) e determinou que o Estado interviesse na Saúde em Goiânia.
A intervenção foi limitada ao período até 31 de dezembro, último dia do mandato do prefeito Rogério Cruz. Após a posse de Sandro Mabel (UB), em 1º de janeiro, o interventor designado deverá apresentar um relatório detalhado das medidas adotadas durante sua gestão.
A decisão determina também que, nos 90 dias subsequentes, o novo prefeito apresente ao Tribunal um plano de gestão para solucionar os déficits no sistema de saúde. A decisão inclui a criação de uma mesa de mediação no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO para tratar de passivos com fornecedores de serviços e produtos.
Leia também:
Justiça aceita pedido do MP e determina intervenção do Estado na Saúde de Goiânia