Uma rocha avermelhada que pesa 24,5 kg, aparentemente sem importância, foi leiloada por US$ 5,3 milhões, cerca de R$ 29 milhões. O objeto se trata do maior fragmento de Marte já encontrado na Terra. O comprador não quis se identificar, manteve-se anônimo, em um leilão que aconteceu em Nova York, na casa Sotheby´s.

O pedaço de Marte é maior que a dos fragmentos normalmente encontrados aqui na Terra. Batizado de NWA 16788, ele teria sido lançado da superfície do planeta vermelho por um impacto de um asteroide, viajou 225 milhões de quilômetros até chegar na Terra. A rocha foi encontrada no Níger, no deserto do Saara, em novembro de 2023.

De acordo com casa de leilões Sotheby´s, o material é aproximadamente 70% maior que o segundo maior pedaço de Marte Já catalogado e representa cerca de 7% de todo material de origem marciana que se tem registro hoje.

A casa ainda apontou que isso é mais que o dobro do tamanho do outro objeto que pensavam ser o maior, e para verificar a sua origem, foi retirado um pequeno fragmento para o exame em laboratório. No local, sua composição foi comparada com os meteoritos marcianos estudados pela sonda Viking de 1976, em Marte.

Segundo os resultados da análise, se trata de um shergotita olivina-microgabroica, ou seja: um tipo de material rochoso formado pelo resfriamento lento do magma de Marte. A textura do material é vítrea, resultado do intenso calor ao atravessar a atmosfera terrestre.

Essa característica única chamou a atenção dos especialistas e contribuiu para identificar que não se tratava de uma simples pedra.

Leia também: Pedro Oliveira Álvares: das telas a mestre nacional de xadrez aos 15 anos