Prefeitura de Goiânia apresenta Plano de Redução de Riscos para 34 áreas de risco
29 outubro 2024 às 13h03
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia, com a participação da Defesa Civil, realizou nesta terça-feira, 29, no Paço Municipal, uma reunião para a apresentação do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). O plano é um programa do governo federal em parceria com os municípios, o Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Nacional de Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades.
O PMRR é financiado pelo governo federal para auxiliar os municípios a minimizarem danos em áreas consideradas de risco hidrológico e geológico. Goiânia está entre as cinco primeiras cidades contempladas por esse programa.
De acordo com Marcelo Luz dos Santos, Coordenador de Áreas de Risco da Defesa Civil de Goiânia, o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Periferias e do Serviço Geológico do Brasil, vem identificando e mapeando as áreas de risco. A partir desse mapeamento, são elaborados projetos com o objetivo de reduzir ou eliminá-los. “Todo o documento será apresentado ao prefeito para que ele tome as providências necessárias”, acrescentou Marcelo.
A seleção dos municípios beneficiados é baseada na quantidade de áreas de risco catalogadas previamente pela Defesa Civil. Em Goiânia, segundo Marcelo, existem 34 áreas nessas condições, abrigando mais de cinco mil famílias.
Marcelo Luz, informa que os trabalhos de reconhecimento começam nesta quarta-feira, 30, ele destaca que essas áreas de risco estão distribuídas por todas as regiões da capital, com dez localizadas na região central e sete na região leste. Os principais riscos identificados são de natureza geológica, como deslizamentos, e hidrológica, relacionados a chuvas. Marcelo cita a Vila Bandeirantes, próxima ao Jardim Novo Mundo, como uma área de alto risco.
Questionado sobre a razão dessas ações não serem realizadas antes do período chuvoso, Marcelo explica que o PMRR não é um plano emergencial para enchentes. “Os planos para períodos chuvosos são elaborados anualmente pela Defesa Civil do município e os órgãos envolvidos. O PMRR, porém, é um programa subsidiado pelo governo federal, que visa a solução definitiva desses problemas através de projetos”, diz.
Luiz Belino, consultor técnico da Secretaria Nacional de Periferias, ressalta que a secretaria estimula e financia os Planos Municipais de Redução de Riscos. “O PMRR é um instrumento que realiza o mapeamento dessas áreas, identificando os riscos para, em seguida, definir uma série de medidas estruturais e não estruturais para mitigar esses riscos identificados”, explica.
O Serviço Geológico informou que a entrega final do plano de redução de riscos ocorrerá, no máximo, até o final de 2025, com um mapeamento abrangente das áreas de risco e o que será necessário para solucionar esses problemas.
Marcelo esclarece que o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) deveria estar presente na reunião para assinar o convênio, mas, devido a um compromisso com o grupo de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel (UB), a assinatura será realizada de forma digital. “Esperamos que o convênio seja realmente assinado ainda nesta gestão, pois é de extrema importância para o município de Goiânia”, observou Marcelo.
Leia também: