A segurança social de ter uma casa para cuidar da família é o sonho de muitos brasileiros. Cerca de 300 das 900 famílias de Aparecida de Goiânia pegaram as chaves no Residencial Sebastião Vieira, situado na Rua 05, números 311 a 313, no setor Chácara São Pedro. Durante o evento, o vice-governador, Daniel Vilela, lembrou da época que era deputado estadual e ao lado do pai Maguito Vilela visitou a área ainda enquanto um espaço vazio.

“Graças ao empenho do governador Ronaldo Caiado essa obra foi finalizada. Foram investidos 5 milhões do Estado para finalizar essa obra de 2019 para cá” destacou. Daniel agradeceu a parceria com o governo federal e destacou os programas de moradia popular que estão em andamento no governo estadual.

“O programa Pra Ter Onde Morar entregará esse ano em todo o Estado vai entregar 6 mil casas em todo o Estado ainda este ano. Só em Aparecida mais de 2 mil pessoas estão incluídas no Aluguel Social, que é uma ajuda de custo para quem mais precisa”, cravou.

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves comemorou a retomada do programa de moradia popular que teve lançamento simultâneo em cinco cidades brasileiras no mesmo horário nesta tarde. “Entrego essas casas em nome do presidente Lula em um gesto deste governo que voltará incluir os mais pobres e mais necessitados, os excluídos. Nosso desafio enquanto governo é garantir moradia e acabar com a fome nesse país”, declarou.

O secretário-executivo do ministério das Cidades, Ivo Rocha, reafirmou o compromisso do governo Lula com a área da habitação. “Esse novo Minha Casa Minha Vida vai celebrar parcerias público-privadas para bater a meta de 2 milhões de habitações, sendo ao menos 1 milhão de moradias na faixa 1 para atender quem mais precisa. Neste ano temos 10 bilhões para iniciar esses investimentos em obras.”

O prefeito Vilmar Mariano agradeceu o governo federal por escolher Aparecida de Goiânia para representar Goiás no relançamento nacional do Minha Casa Minha Vida e destacou a importância do evento para as famílias do município. “Mais que a entrega de obras feitas de tijolos e alvenaria, hoje estamos entregamos sonhos para pessoas menos favorecidas”, disse.

O evento teve a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, os deputados federais Professor Alcides (PL) e Rubens Otoni (PT), os deputados estaduais Veter Martins (Patriota), Cairo Salim (PSD) e Mauro Rubens (PT) e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales, os futuros moradores da última etapa a ser entregue no condomínio e suas famílias.

Moradias

O Condomínio Habitacional Chácara São Pedro possui 900 apartamentos construídos com investimentos na ordem de R$ 35 milhões custeados com recursos do programa Minha Casa Minha Vida e teve suas obras iniciadas ainda no segundo mandato do então presidente Lula, em 2009.

A obra é fruto de uma parceria entre os governos Federal e Estadual e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ao todo 900 famílias foram contempladas com os apartamentos por meio de processo seletivo realizado em 2012, com intermédio das associações responsáveis pelo empreendimento, junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Governo de Goiás entrega 300 moradias em Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação

A construção foi concluída em março de 2022 e os trâmites de regularização e legalização do empreendimento foram finalizados em julho do mesmo ano. A partir de novembro do ano passado, 600 moradores começaram a receber as chaves das residências, se mudaram gradativamente e já vivem no condomínio.

Ana Maria Pereira, líder de produção, se inscreveu há dez anos e foi contemplada. Neste tempo ela morou de aluguel em alguns bairros de Aparecida e hoje pegará as chaves do seu apartamento.

“Sou casada e tenho três filhos e hoje estamos realizando um sonho. Quando recebemos a promessa desse apartamento meus filhos eram crianças e hoje já são adolescentes, e finalmente tomaremos posse da nossa casa pegando as chaves e a escritura”, comemorou.

A obra executada pela CCB Construtora é composta por 25 torres que abrigam 300 imóveis. São quatro apartamentos por andar, de 56 metros quadrados (m²) cada e cada um contém sala, copa, dois quartos, cozinha, banheiro, vaga na garagem e áreas de convivência social.

Toda região do residencial é contemplada com equipamentos públicos essenciais construídos pela Prefeitura de Aparecida como escola, CMEI, praças, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento, que funciona 24hs, além de ruas pavimentadas e Eixos Estruturantes que interligam macrorregiões da cidade.

O município concedeu isenção de taxas para projeto do empreendimento, além de isenção para ITU/IPTU por meio de projeto aprovado na Câmara Municipal.