O pequeno Nash Keen, reconhecido como o bebê mais prematuro do mundo, completou seu primeiro aniversário no início de julho, desafiando todas as probabilidades. Nascido com apenas 21 semanas de gestação e pesando apenas 280 gramas, ele entrou para o livro dos recordes Guinness como o bebê mais prematuro a sobreviver, superando o recordista anterior por um dia.

Apelidado carinhosamente de “Nash Potato” — trocadilho com “purê de batata” —, o menino passou seis meses internado na UTI neonatal do Hospital Infantil Stead Family da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. O parto ocorreu às pressas após um check-up de 20 semanas identificar dois centímetros de dilatação em sua mãe, Mollie Keen. Segundo ela, o comprometimento da equipe médica foi essencial para manter o coração do bebê batendo.

Apesar das dificuldades iniciais e de ainda depender de suporte respiratório e alimentar, Nash apresenta uma recuperação surpreendente. A mãe afirmou que o seu filho é muito determinado, curioso e está sempre sorrindo.

Os pais, Mollie e Randall Keen, enfrentaram uma perda gestacional anterior, o que tornou essa conquista ainda mais significativa. A obstetra Malinda Schaefer informou aos pais, desde o início, sobre os riscos de complicações graves. Agora, vê com entusiasmo o progresso do bebê.

A história de Nash Keen virou símbolo de esperança e resiliência, e continua sendo compartilhada por sua família nas redes sociais. Mollie contou que Nash está aprendendo a ficar em pé. Segundo ela, é impressionante, o bebê tem muita força nas pernas.

Leia também: A vida em movimento: como viajar de trailer e motorhome virou estilo de vida em Goiás