Em Goiás, 19% dos jovens pobres estão na universidade; é o maior índice já registrado para esse grupo no país

26 agosto 2025 às 08h00

COMPARTILHAR
Goiás alcançou, em 2024, a maior taxa de jovens de baixa renda no ensino superior entre todos os estados brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, analisados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), 19% dos jovens entre 18 e 24 anos, pertencentes a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, estavam matriculados ou haviam concluído a educação superior. É o maior índice já registrado para esse grupo no país.
Esse avanço representa um crescimento de 7,5 pontos percentuais em relação a 2023 e o dobro do que foi registrado em 2016. No total, cerca de 252 mil jovens goianos acessaram ou concluíram o ensino superior. Considerando todas as faixas de renda, Goiás também atingiu o maior índice da sua série histórica: 31,3% dos jovens nessa faixa etária estavam no ensino superior, colocando o estado na terceira posição nacional e acima da média brasileira, que é de 27,1%.
Os dados refletem o impacto de programas voltados à inclusão educacional, como o Programa Universitário do Bem (ProBem), que concedeu bolsas de estudo a cerca de 50 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social, em 239 municípios goianos. Além disso, iniciativas como o Plano Diretor do Ensino Superior e os investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) contribuíram para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes.
Outro fator que pode ter influenciado positivamente é o fortalecimento do ensino técnico, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Segundo o Inep, estudantes que cursam o ensino técnico têm mais chances de ingressar no ensino superior e apresentam melhor desempenho em avaliações.
Goiás também se destaca em indicadores de inclusão racial e de gênero. A taxa de mulheres no ensino superior chegou a 36,4%, enquanto jovens pretos e pardos representam 26,4% dos estudantes universitários no estado.
Leia também: