Goiânia enfrenta quase 50 dias de seca e retorno de chuva é incerto; veja a previsão
11 agosto 2025 às 19h22

COMPARTILHAR
A cidade de Goiânia está prestes a completar 50 dias consecutivos sem chuva significativa, um cenário que tem preocupado moradores e especialistas em clima. A longa estiagem é típica do período seco no Centro-Oeste brasileiro. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), contou, nesta segunda-feira, 11, ao Jornal Opção que a previsão para o retorno das chuvas ainda é incerta, mas adianta que o mês mais provável é o de outrubro.
“A média dos dias do retorno de chuva está mais para outubro mesmo, e olha que tem que tomar cuidado. Temos observado que possivelmente pode acontecer umas ‘chuvinhas’ em setembro, mas pode ser que não chova”, explica Amorim.
Apesar da expectativa de algumas pancadas isoladas em setembro, os modelos climáticos ainda não indicam uma mudança consistente no padrão atmosférico. “O que estamos observando hoje, esperando amadurecer mais um pouco, é que vem uma ‘chuvinha’ em setembro e depois a chuva recua”, alerta Amorim.
Esse comportamento instável é típico da transição entre a estação seca e o início do período chuvoso, que costuma se consolidar apenas em meados de outubro. Até lá, a população deve continuar enfrentando dias quentes, com baixa umidade e céu limpo.
Leia também: Cristalina gerou mais empregos que 3 das maiores cidades de Goiás; entenda o que motivou boom econômico